Leia Atos 2:4:
“E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”
O versículo de hoje aborda dois tópicos importantes que, frequentemente, geram dúvidas: o batismo com o Espírito Santo e o dom de línguas. Neste texto, focaremos no batismo com o Espírito Santo e é importante ressaltar que todos os crentes são batizados com o Espírito Santo.
No Antigo Testamento, a unção do Espírito era restrita a alguns indivíduos, como por exemplo, Moisés. No entanto, em Números 11:24-25 (leia), vemos que o Espírito repousou sobre setenta anciãos, que começaram a profetizar. Quando Josué ouviu os anciãos profetizando, pediu a Moisés que os proibisse, mas Moisés replicou: “Tens tu ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor pusesse o seu espírito sobre ele!” (leia Números 11:28-29).
Ao chegarmos no livro do profeta Joel, parece que estamos vendo o desejo de Moisés sendo realizado. Joel profetizou que haveria um tempo em que Deus derramaria Seu Espírito sobre todo o Seu povo (leia Joel 2:28-32). No livro de Atos, Pedro interpreta os acontecimentos do Pentecostes como a realização da profecia de Joel (leia Atos 2:15-21). Além disso, ele apresentou o pré-requisito para receber o dom do Espírito Santo:
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.” (Atos 2:38,39)
Assim, quando alguém declara que recebeu o batismo com o Espírito Santo, isso significa que essa pessoa se arrependeu dos seus pecados e agora vive em comunhão com Deus. Outro detalhe importantíssimo é que o batismo no Espírito Santo é para “tantos quantos Deus nosso Senhor chamar”. Todos os benefícios que Cristo conquistou na cruz são concedidos a todos que foram chamados por Deus, e não apenas para alguns crentes.
“Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.” (1 Coríntios 12:13) Soli Deo Gloria!