Leia Atos 1:8:
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.”
Antes de ser elevado aos céus, Jesus instruiu seus discípulos a permanecerem em Jerusalém e aguardassem a promessa do Pai, que dEle ouviram (leia Atos 1:4). Qual era essa promessa? No evangelho de Lucas, o autor usou palavras semelhantes às de Atos, mas com alguns detalhes adicionais:
“Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lucas 24:45-49)
Nesta passagem é importante destacar:
Primeiro: os discípulos só conseguiram entender as Escrituras quando Jesus abriu o entendimento deles (Lucas 24:45), como já havia acontecido com os dois discípulos no caminho para Emaús (leia Lucas 24:25-31).
Segundo: como testemunhas, os discípulos deveriam anunciar o evangelho que foi profetizado e vivido por eles na companhia de Jesus Cristo (Lucas 24:47-48). Você sabia que a palavra “testemunha” é escrita em grego como “μάρτυρες“, e se pronuncia “mártires“?
Terceiro: a pregação teria início em Jerusalém e se estenderia a todas as nações (Lucas 24:47).
Quarto: o poder que os discípulos receberiam seria do alto (Lucas 24:49).
Assim, o Senhor comissionou sua Igreja a testemunhar perante o mundo sobre a obra eficaz de Jesus Cristo e apresentar-se como fruto da ação misericordiosa de Deus em Cristo. Não é a Igreja quem cria a mensagem, ela também não é a mensagem; a Igreja é, simplesmente, aquela que aponta para o Senhor (leia 1 João 1:2-3). Jesus Cristo é o poder e sabedoria de Deus (leia 1 Coríntios 1:24); o evangelho é o poder de Deus (leia Romanos 1:16); e a Palavra de Deus é poderosa para nos edificar e nos conceder sabedoria espiritual (leia Atos 20:32; 2 Timóteo 3:15).
Diante disso, reflita: como você tem cumprido seu papel nesta grande comissão de testemunha de Cristo?