Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Ano Novo da IBEC ocorrerá no dia 31/12/2024 às 22h – Esperamos por vocês!

Devocionais IBEC

Leia Atos 22:27,28

“E, vindo o comandante, disse-lhe: ‘Dize-me, és tu romano?’ E ele disse: ‘Sim’. E respondeu o comandante: ‘Eu com grande soma de dinheiro alcancei este direito de cidadão’. Paulo disse: ‘Mas eu o sou de nascimento’.”

Sem dúvida alguma, Paulo desempenhou, por graça de Deus, um papel importantíssimo no avanço do Evangelho. Até hoje, seu ministério continua vivo através das treze cartas que se tornaram parte do cânon do Novo Testamento. Glória a Deus por essa contribuição!

No contexto dos versículos de hoje, Paulo foi preso em Jerusalém e teve a oportunidade de fazer sua defesa diante da multidão. Em certo momento, ele compartilhou seu chamado para proclamar o Evangelho aos gentios, o que causou um grande tumulto (leia Atos 22:20-22). Ao perceber a hostilidade dos judeus, o comandante ordenou que Paulo fosse levado para a fortaleza a fim de ser interrogado sob açoites.

Entretanto, quando Paulo estava prestes a ser amarrado para receber os açoites, ele apelou para sua dupla cidadania: “Vos é lícito açoitar um romano, sem ser condenado?” (leia Atos 22:24,25). Ser cidadão romano era um privilégio e um símbolo de grande prestígio naquela época. Havia uma lei em vigor que considerava o aprisionamento de um cidadão romano como um crime, o açoitamento como um ato perverso e a execução como um equivalente ao parricídio (homicídio cometido contra pai ou mãe). Preocupado, o centurião foi relatar a situação ao comandante.

“E, vindo o comandante, disse-lhe: ‘Dize-me, és tu romano?’ E ele disse: ‘Sim’. E respondeu o comandante: ‘Eu com grande soma de dinheiro alcancei este direito de cidadão’. Paulo disse: ‘Mas eu o sou de nascimento’.” Diante dessa declaração, o comandante ficou temeroso, pois havia ordenado que ele fosse amarrado. Aqui podemos perceber um equívoco comum entre muitos cristãos: o de afirmar que Deus mudou o nome de Saulo para Paulo após sua conversão. Tal afirmação é incorreta! Na verdade, Paulo tinha dupla cidadania: sendo Saulo seu nome judaico, e Paulo seu cognome romano.

Paulo nasceu em Tarso (Atos 22:3), a principal cidade da Cilícia. Na época de Paulo, Tarso era a capital da província romana da Síria-Cilícia (leia Gálatas 1:21). Era uma cidade próspera, privilegiada e culta. Ao ser incorporada por Roma, é provável que os ancestrais de Paulo, pertencentes a uma posição social elevada, tenham recebido a cidadania romana. Portanto, Paulo herdou a cidadania romana de sua família (Atos 22:28).

A dupla cidadania de Paulo, independentemente de como tenha sido adquirida, desempenhou um papel importante e providencial em sua atuação como missionário no Império Romano. Além disso, a cidadania romana permitiu-lhe escapar da prisão (leia Atos 16:37-39), evitar punições (leia Atos 22:25-29) e defender sua causa perante o tribunal do imperador em Roma (leia Atos 25:10-12). Assim, o Senhor fez com que todas as coisas cooperassem para o Seu grande propósito!

O mais importante é que Paulo tinha a convicção de que nenhuma cidadania terrena se comparava à cidadania celestial. Sua conversão na estrada de Damasco transformou-o em um pregador do Evangelho e um cidadão do céu! Ele escreveu: “Mas a nossa pátria está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo humilde, para ser semelhante ao seu corpo glorioso, segundo o poder que Ele tem de sujeitar a si todas as coisas (Filipenses 3:20-21).

Esses ensinamentos, registrados para nosso aprendizado (Romanos 15:4), nos servem como lição para depositarmos toda a nossa confiança em Deus, que cria, governa e sustenta todas as coisas para a Sua própria glória!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

🧭 Vocacionados 2025

“Olhai e Vede a Cidade” – Faça já a sua inscrição!

Recesso Escola Bíblica Dominical

Não haverá aulas nas quintas e domingos!

Classe Batismo 01/2025: Inscrições Abertas

Deseja se batizar na IBEC? Faça agora sua inscrição!

Classe Novos Membros 01/2025: Inscrições Abertas

Deseja se tornar membro da IBEC? Faça agora sua inscrição na classe de Fundamentos da Fé Batista!

Reunião com Pais de Adolescentes

“Comunicação entre Pais e Filhos”

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!