00 Dias
00 Hor
00 Min.
00 Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Atos dos Apóstolos

Leitura Bíblica: Atos 16:6-12

Versículo-chave: “…pois o Espírito Santo os impediu de pregar a palavra na província da Ásia.” (Atos 16:6 NVT)

Paulo e seu companheiro de missão, Silas, viajaram “pela Frígia e pela província da Galácia”, onde, aparentemente, o Evangelho já havia sido proclamado (Gálatas 4:13-14). Logo após esta informação, lemos que o Espírito Santo os impediu de pregar a palavra na província da Ásia” (Atos 16:6 NVT). E, quando planejavam seguir para o norte, rumo à Bitínia, “o Espírito de Jesus não permitiu” (Atos 16:7 NVT).

Não sabemos de que forma o Espírito Santo comunicou a Paulo que ele e seus companheiros não deveriam seguir para a Ásia. Talvez tenha sido por meio de uma visão ou até mesmo, alguma circunstância externa. O fato é que compreender a vontade de Deus não implica, necessariamente, ouvir Sua voz de maneira audível, pois Ele nos conduz de diversas formas. Assim, para discernirmos a vontade de Deus, devemos seguir alguns princípios:

(1) garantir que nossos planos estejam alinhados com as Escrituras;

(2) buscar conselhos de cristãos mais maduros na fé e que sejam biblicamente saudáveis;

(3) examinar nossos desejos para ter certeza de que estamos buscando cumprir o propósito de Deus e não o nosso próprio desejo; e

(4) orar pedindo que Ele abra e feche as portas conforme Sua vontade soberana.

Ao invés de questionarmos as razões pelas quais Deus impediu que Paulo e os demais seguissem certos caminhos, convém interpretarmos esse relato como um alerta para que nos submetamos integralmente à Sua direção. Os seguidores de Cristo devem estar sempre sensíveis à orientação do Espírito Santo, pois Ele é o Encorajador prometido por Jesus:

“Mas quando o Pai enviar o Encorajador, o Espírito Santo, como meu representante, Ele lhes ensinará todas as coisas e os fará lembrar tudo que eu lhes disse.” (João 14:26 NVT)

Diante da impossibilidade de seguir para Bitínia, Paulo e Silas dirigiram-se a Trôade. Foi ali que, durante a noite, Paulo teve uma visão (Atos 16:9). Então, decidiram partir de imediato para a Macedônia, concluindo que Deus os havia “chamado para anunciar ali as boas-novas” (Atos 16:10 NVT).

É interessante observar que Paulo e Silas estavam prontos para ir ao lugar onde Senhor os conduzisse. Seu trabalho foi realizado com alegria e entusiasmo, pois tinham plena certeza de que estavam sendo enviados para aquela missão específica. Quando Deus chama, a resposta deve ser imediata!

E quanto a você? Tem demonstrado a mesma prontidão para proclamar o Evangelho? Tem obedecido, com alegria, ao chamado do Senhor? Se sim, devemos render graças a Deus. Mas se, por algum motivo, sua resposta for não, arrependa-se, antes que seu coração se torne insensível à direção do Espírito Santo de Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!