Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Tiago

Leitura Bíblica: Tiago 4:17

Versículo-chave: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado.” (Tiago 4:17 ARC)

O versículo de hoje representa a conclusão direta das exortações de Tiago acerca da presunção humana. Ele nos alerta a rejeitar o orgulho, classificando-o não apenas como insensato, mas também como maligno (Tiago 4:16). Os leitores originais da carta, assim como muitos em nossos dias, almejavam uma existência próspera e bem-sucedida neste mundo, sem considerar a soberana vontade de Deus — e ainda se gloriavam em suas realizações terrenas.

Encontrar contentamento na autoconfiança e nas ilusões da própria presunção é um erro grave que deve ser evitado com vigilância por qualquer pessoa prudente. Pois, “aquele, que sabe fazer o bem e não o faz comete pecado” (Tiago 4:17 ARC). A expressão traduzida como “bem” remete a atitudes moralmente corretas e em harmonia com a vontade revelada de Deus.

Dessa forma, comete pecado todo aquele que ouve a Palavra e não a pratica, julga o próximo com parcialidade, blasfema contra os humildes, orgulha-se da fé sem obras, ensina com arrogância, usa a língua para amaldiçoar, acumula riqueza de forma injusta – a questão não está entre praticar o bem ou praticar o mal, mas entre conhecer o bem e deixar de realizá-lo.

Na Bíblia, encontramos diversas parábolas e advertências que ressaltam a gravidade dos pecados de omissão:

“Não deixe de fazer o bem àqueles que precisarem, sempre que isso estiver ao seu alcance. Se você pode ajudar seu próximo agora, não lhe diga: ‘Volte amanhã, e lhe darei algo’.” (Provérbios 3:27-28 NVT)

“O servo que conhece a vontade do seu senhor e não se prepara nem segue as instruções dele será duramente castigado. Mas aquele que não a conhece e faz algo errado será castigado com menos severidade. A quem muito foi dado, muito será pedido; e a quem muito foi confiado, ainda mais será exigido.” (Lucas 12:47-48 NVT)

Na parábola de Jesus sobre as ovelhas e os bodes, as pessoas não são condenadas por terem cometido atos explicitamente maus, ilegais ou imorais, mas por terem negligenciado o socorro aos irmãos quando tiveram a oportunidade (Mateus 25:41-46). Da mesma forma, o servo infiel na Parábola dos Talentos não foi acusado por ter feito algo proibido, mas de ter deixado de usar, com diligência, o talento que lhe fora confiado (Mateus 25:24-27).

Assim, tanto aquele que deixa de fazer o bem que sabe que deveria fazer, quanto aquele que realiza o mal que sabe que não deveria praticar, comete pecado – não por ignorância, mas por deliberada rebeldia! É preciso lembrar que os pecados de omissão serão julgados com o mesmo rigor que os pecados comissão.

“Portanto, não nos cansemos de fazer o bem. No momento certo, teremos uma colheita de bênçãos, se não desistirmos. Por isso, sempre que tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.” (Gálatas 6:9-10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!