Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Leia Filipenses 2:12,13

 “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade”.

Aquele que afirma “viver a vida cristã em santidade não exige esforço algum, pois o poder deve vir de Cristo”, interpreta erroneamente as Escrituras. A Palavra de Deus exorta que todo aquele que foi salvo deve viver diligentemente. Não estamos dizendo que devemos nos esforçar para sermos salvos, mas sim porque já fomos salvos! Vejamos:

“De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor.”

Este versículo faz parte da carta dirigida à Igreja em Filipos, uma comunidade temente a Deus, mas que estava enfrentando problemas de orgulho e desunião. O apóstolo Paulo enfatiza a questão da unidade em toda a carta, destacando, por exemplo, Evódia e Síntique, duas mulheres que pareciam estar em conflito (leia Filipenses 4:2,3). Paulo amava os irmãos daquela comunidade de fé e, por isso, os corrigia para que não retrocedessem no processo de santificação.

Paulo exorta os filipenses, e a todos nós, sobre o nosso dever de cooperar no processo de santificação, o que implica em seguir a Jesus e se esforçar para obedecer à Sua Palavra, a fim de ter uma vida cristã santa e desenvolver a salvação com um saudável temor de ofender ou desonrar a Deus. No entanto, essa cooperação com temor e tremor deve ser acompanhada pela alegria em saber que:

Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade.”

É Deus quem está ativamente envolvido em nossas vidas, pois Ele sabe que, por nós mesmos, não teríamos condições de fazer a Sua vontade. Dessa forma, é o Espírito Santo, com o qual fomos selados (leia Efésios 1:13), quem habita em nós e nos dá o poder para fazer o que o Senhor ordena.

Nossa maturidade espiritual nunca dependerá apenas de nós, de nossas habilidades ou da ajuda de outros irmãos. É Deus quem opera em nós, nos santificando. O mesmo Deus que nos conheceu de antemão, nos predestinou, nos chamou, nos justificou e nos santifica, garantindo que seremos glorificados (leia Romanos 8:28-30), pois o próprio Jesus declarou “que ninguém pode nos arrebatar das Suas mãos” (leia João 10:28). Ou seja, estamos seguros nEle até o fim.

Deus é “aquele que começou a boa obra em nós e que há de completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1:6). Ele é quem opera em nós, tanto o desejo quanto a capacidade de ter uma vida santa. Ele é a nossa suficiência no processo de santificação. Ele nos impulsiona com desejos santos e agradáveis a Si mesmo, e nos dá uma santa insatisfação em relação à nossa natureza carnal e corrompida; despertando em nós o anseio por agradá-Lo.

Podemos, portanto, perceber a maravilhosa combinação entre nossos esforços e os recursos providenciados por Deus. O mesmo Deus que perdoa nossas iniquidades, nos resgata da condenação eterna e nos coroa com graça, bondade e misericórdia para vivermos para Sua glória! Que sejamos lembrados, diariamente, que Deus nos chamou para “sermos santos em toda a nossa maneira de viver” (leia 1 Pedro 1:15), e é Ele quem nos santifica. Deus nos convoca a servi-Lo, mas é Ele mesmo que nos impulsiona a fazer isso por meio do “seu poder que em nós opera” (leia Efésios 3:20).

A santificação é obra dEle, mas é nossa também.

No entanto, a glória pertence somente a Ele, hoje e eternamente. Amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Consagração de Bebês

O Perfeito Louvor

Culto de Missões

Participação Especial WEC Brasil

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.