Leia Gálatas 2:11-13
“E, chegando Pedro à Antioquia, tive de opor-me a ele abertamente, porque era repreensível. Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.”
No capítulo 2 da carta aos Gálatas, Paulo dá continuidade ao relato de sua vida e conduta após conversão, iniciado no capítulo anterior. Além disso, descreve em detalhes sua viagem posterior a Jerusalém (leia Gálatas 2:1-10). Também relata um encontro adicional com Pedro em Antioquia, no qual sentiu a necessidade de “opor-se a ele abertamente”.
Antioquia, como mencionado anteriormente, era uma das principais igrejas composta por cristãos gentios, assim como Jerusalém por cristãos que se voltaram do judaísmo para a fé em Cristo. Quando Pedro esteve presente entre as igrejas gentílicas, ele se submeteu a elas e compartilhou refeições com os gentios convertidos, ainda que estes não fossem circuncidados. No entanto, quando alguns cristãos judeus de Jerusalém chegaram, Pedro, receoso de ofender aqueles da circuncisão “se foi retirando, e se apartou deles”.
A atitude equivocada de Pedro teve uma influência tão negativa sobre as outras pessoas que “até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação”. É surpreendente pensar que Barnabé, um dos apóstolos dos gentios, alguém que demonstrou ousadia ao plantar e fortalecer as igrejas gentílicas, tenha sido influenciado pela dissimulação de Pedro!
Encontramos aqui importantes advertências. Em primeiro lugar, devemos reconhecer que a fraqueza e a inconstância, advindas do desejo impróprio de agradar as pessoas, podem levar até mesmo os cristãos mais dedicados a titubearem em sua responsabilidade para com Deus. Em segundo lugar, devemos estar cientes do poder significativo que os maus exemplos de pessoas conhecidas por sua sabedoria e reputação, podem exercer sobre nós.
Portanto, é fundamental que você desconfie de si mesmo, examine a si mesmo e cultive uma postura de submissão diária à Palavra de Deus, a fim de que “vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” (Efésios 4:22-24).