Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

Leia Tiago 4:1

De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?”

Desde tempos remotos, as guerras têm sido uma realidade constante na história da humanidade. Entretanto, no versículo de hoje, Tiago não está se referindo aos conflitos entre nações, mas às batalhas internas que travamos dentro de nós mesmos:

“De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?”

Em outras palavras, enfrentamos uma guerra interna que se manifesta externamente. Dessa forma, ao invés de vivermos em harmonia, muitas vezes nos encontramos envolvidos em conflitos. Por exemplo: “houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló” (Gênesis 13:7).  Absalão tramou contra seu próprio pai, Davi (leia 2 Samuel 15:1-3). Até os discípulos de Jesus discordaram entre si, discutindo sobre quem seria o maior (leia Lucas 22:24-26). Na igreja em Filipos, duas mulheres, Evódia e Síntique, estavam em desacordo (leia Filipenses 4:1-3).

A resposta do apóstolo Tiago a esses conflitos externos é que todos eles têm sua origem em nossa guerra interna. A fonte de todas as guerras está dentro de nossos corações:

“Se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.  Porque onde há inveja e espírito faccioso ali há perturbação e toda a obra perversa.” (Tiago 3:14,16)

Essencialmente, o pecado surge do egoísmo. Eva pecou porque desejou ser igual a Deus (leia Gênesis 3:5,6). Abraão mentiu ao dizer que Sara era sua irmã, movido pelo desejo de proteger a si mesmo (leia Gênesis 12:11-13). Acã trouxe derrota a Israel ao satisfazer egoisticamente sua cobiça por um objeto proibido (leia Josué 7:1). Tiago e João ambicionavam um lugar especial no trono (leia Marcos 10:35-37). Em diferentes momentos, todos nós agimos como Eva, Abraão, Acã, Tiago e João.

Tiago nos ensina que esses desejos egoístas resultam em ações e orações equivocadas:

Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. (Tiago 4:2,3)

Portanto, deveríamos combater as batalhas internas por meio da oração, pedindo, clamando; mas, se nossas orações forem vazias e más, toda nossa vida estará desalinhada. E, consequentemente, nosso relacionamento com Deus também será equivocado; e, assim, seremos conduzidos a relacionamentos errôneos com os nossos irmãos.

Então, qual é a solução?

Devemos examinar nosso relacionamento com o mundo ao nosso redor. Estamos nos deixando contaminar pelas influências do mundo? Estamos nos apegando demais ao mundo? Estamos nos conformando com padrões mundanos? Estamos sendo amigos do mundo? Quanto a isto, Tiago nos adverte:

“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4:4)

Pense nisto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Jovens: Sexta 23

IMAGO DEI: Depravação Total ou Parcial?

😷 Utilize Máscara

Em casos de gripe ou resfriado

Escola Bíblica (Domingo)

O que Aprendemos com a Doutrina da Redenção

Culto de Missões

Portanto Ide

Encontro de Mamães em Cristo

Estudo do Livro: “Maternidade Ressurreta” – Cap. 5

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.