Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Atos dos Apóstolos

Leitura Bíblica: Atos 26:1-23

Versículos-chave: “Agora levante-se, pois eu apareci para nomeá-lo meu servo e minha testemunha. Conte o que viu e o que eu lhe mostrarei no futuro […] Eu o envio aos gentios para abrir os olhos deles a fim de que se voltem das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus.” (Atos 26:16-18 NVT)

O capítulo 26 do livro de Atos destaca a defesa de Paulo diante do rei Agripa, que demonstrou curiosidade em ouvir sua trajetória e as razões de sua prisão (Atos 25:22). Paulo começa sua argumentação falando sobre o início de sua vida, ressaltando seu zelo pela fé judaica e preparando o terreno para mostrar que o cristianismo é uma continuação legítima do judaísmo. Ele também menciona sua postura inicial de perseguição à igreja, sublinhando que sua adesão ao cristianismo não foi uma atitude precipitada.

A narrativa da conversão de Paulo é apresentada pela terceira vez, desta vez com foco em seu chamado para ser testemunha e levar a mensagem de salvação aos gentios:

“Agora levante-se, pois eu apareci para nomeá-lo meu servo e minha testemunha. Conte o que viu e o que eu lhe mostrarei no futuro […] Eu o envio aos gentios para abrir os olhos deles a fim de que se voltem das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus.” (Atos 26:16-18 NVT)

Em obediência a esse chamado, Paulo pregou inicialmente em Damasco, depois em Jerusalém, por toda a Judeia e também entre os gentios, anunciando tanto a judeus quanto a gentios “dizendo que todos devem arrepender-se, voltar-se para Deus e mostrar, por meio de suas boas obras, que mudaram de rumo” (Atos 26:20 NVT). “Provar por meio de boas obras” indica que um relacionamento verdadeiro com Deus resultará em uma mudança no estilo de vida. Não somos salvos por nossas próprias boas obras, mas a salvação pela graça certamente nos transformará em uma nova criatura.

Arrependimento requer uma mudança radical de mentalidade. Paulo perseguia os cristãos porque acreditava estar fazendo o que era certo. No entanto, a revelação de Cristo transformou sua cosmovisão, e sua dedicação à pregação do Evangelho se tornou a prova concreta de que ele havia abandonado as práticas antigas.

Paulo ressaltou que sua mensagem não deveria causar escândalo entre os judeus, pois ele apenas proclamava a esperança de Israel:

“Não ensino nada além daquilo que os profetas e Moisés disseram que haveria de acontecer, que o Cristo sofreria e seria o primeiro a ressuscitar dos mortos e, desse modo, anunciaria a luz de Deus tanto aos judeus como aos gentios.” (Atos 26:22,23 NVT)

A essência da pregação de Paulo era a verdade de que Jesus está vivo. Mas por que essa mensagem provocou tanta resistência entre os judeus? A oposição fervorosa estava relacionada à implicação direta dessa verdade: se Jesus realmente ressuscitou e vive, então os judeus crucificaram o próprio Messias. Logo, crer na ressurreição de Jesus implicaria em admitir esse grave erro, “arrepender-se, voltar-se para Deus e mostrar, por meio de suas boas obras, que mudaram de rumo”. Contudo, muitos judeus, infelizmente, não estavam dispostos a dar esse passo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!