Leitura Bíblica: Atos 8:9-13, 18-25
Versículo-chave: “Arrependa-se de sua maldade e ore ao Senhor. Talvez Ele perdoe esses seus maus pensamentos.” (Atos 8:22 NVT)
Nos tempos da Igreja primitiva, os praticantes de feitiçaria eram abundantes e exerciam grande influência. Em Samaria, havia um homem chamado Simão que se dedicava à feitiçaria há muitos anos. Ele impressionava tanto o povo que era chamado de “o Grande Poder de Deus” (Atos 8:10 NVT).
Embora Simão tenha inicialmente demonstrado fé, sido batizado e acompanhado Filipe (Atos 8:13), sua ambição por fama e autoridade revelou que ele não tinha um coração reto diante de Deus (Atos 8:21). Ao que parece, Simão passou a encarar o cristianismo como uma forma mais avançada de feitiçaria, chegando ao ponto de oferecer dinheiro aos apóstolos para adquirir poder.
“Simão viu que as pessoas recebiam o Espírito quando os apóstolos impunham as mãos sobre elas. Então ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: ‘Deem-me este poder também, para que, quando eu impuser as mãos sobre as pessoas, elas recebam o Espírito Santo!’.” (Atos 8:18-19 NVT)
Simão é um exemplo evidente de indivíduos que, apesar de parecerem convertidos, são conduzidos por motivações corruptas e terrenas, incapazes de compreender as verdades espirituais de Deus (1 Coríntios 2:14). A suposta conversão de Simão aconteceu após ele perder sua “plateia” para Filipe (Atos 8:11-12). Assim, tendo vindo do paganismo, ele estava acostumado a receber pagamentos por suas práticas e acreditou que poderia usar o mesmo método para adquirir aquele poder. Contudo, foi prontamente repreendido por Pedro e advertido sobre a gravidade de seu pecado.
“Pedro, porém, respondeu: ‘Que seu dinheiro seja destruído com você, por imaginar que o dom de Deus pode ser comprado! Você não tem parte nem direito neste ministério, pois seu coração não é justo diante de Deus. Arrependa-se de sua maldade e ore ao Senhor. Talvez Ele perdoe esses seus maus pensamentos, pois vejo que você está cheio de amarga inveja e é prisioneiro do pecado.”(Atos 8:20-23 NVT)
A salvação, o perdão dos pecados ou o dom de Deus não podem ser adquiridos por nenhuma quantia em dinheiro. O único caminho é seguir o conselho de Pedro: crer em Cristo Jesus, arrepender-se, buscar o perdão de Deus e abandonar o pecado.
Que a história de Simão nos conduza a refletir sobre a autenticidade de nossa fé em Cristo:
Estamos realmente buscando a Deus com sinceridade?
Nossa vida está verdadeiramente centrada em Cristo, ou nossos corações estão tomados por ambições egoístas?