Leitura Bíblica: Atos 8:4-8, 14-17
Versículo-chave: “Quando os apóstolos em Jerusalém souberam que o povo de Samaria havia aceitado a mensagem de Deus, enviaram para lá Pedro e João.” (Atos 8: 14NVT)
No livro de Atos percebe-se que, mesmo enfrentando adversidades que poderiam desencorajar os discípulos, eles permaneceram firmes e continuaram divulgando a mensagem de Cristo. Além disso, nota-se que Deus é capaz de transformar momentos de dificuldade em oportunidades para nos tirar da nossa “zona de conforto” e cumprir o Seu propósito.
Esse cenário está descrito em Atos 8, onde, ao invés de ficarem paralisados durante a perseguição, “os que haviam sido dispersos anunciavam as boas-novas a respeito de Jesus por onde quer que fossem” (Atos 8:4 NVT). Filipe, um dos sete homens escolhidos para o serviço de diaconia (Atos 6:5), foi à cidade de Samaria e proclamou o Evangelho de Cristo. Sua mensagem, acompanhada por sinais, trouxe grande alegria àquela cidade (Atos 8:8 NVT).
Nos tempos do Novo Testamento, Israel era dividido em três regiões principais: Galileia, ao norte; Samaria, no centro; e Judeia, ao sul. Samaria havia sido a capital do Reino do Norte antes de ser conquistada pela Assíria. Durante o período de dominação babilônica, o rei assírio deportou muitos habitantes e deixou na região apenas os mais pobres, que se misturaram com estrangeiros. Os descendentes dessa mistura, conhecidos como samaritanos, eram vistos como mestiços pelos judeus “puros” do Reino do Sul (Judá), resultando em uma profunda rivalidade entre os dois grupos.
“Quando os apóstolos em Jerusalém souberam que o povo de Samaria havia aceitado a mensagem de Deus, enviaram para lá Pedro e João.” (Atos 8: 14NVT)
O texto não explica claramente por que os apóstolos de Jerusalém enviaram Pedro e João para Samaria. No entanto, é provável que a conversão dos samaritanos tenha sido um marco tão significativo que eles se sentiram obrigados a verificar pessoalmente o ocorrido e reconhecer esse avanço na vida da igreja. Essa missão, porém, não foi simples, pois a cultura da época ensinava os judeus a evitar contato com os samaritanos (João 4:9).
Você consegue imaginar o desafio que foi para os apóstolos cumprir o “ide” em Samaria, após anos de divisão e hostilidade?
E se fosse você? Se Deus lhe enviasse a atravessar a rua e compartilhar a mensagem com seu vizinho? Ou com aquele familiar com quem você tem um relacionamento difícil? Você estaria disposto a obedecer ou hesitaria em cumprir o “ide” do Senhor?