Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Leia Atos 21:28,29

“Homens israelitas, acudi; este é o homem que por todas as partes ensina a todos contra o povo e contra a lei, e contra este lugar; e, demais disto, introduziu também no Templo os gregos, e profanou este santo lugar. Porque tinham visto com ele na cidade a Trófimo de Éfeso, o qual pensavam que Paulo introduzira no Templo.”

O apóstolo Paulo, seguindo firmemente o caminho que acreditava ser a vontade do Senhor, dirigiu-se a Jerusalém, onde foi calorosamente recebido pelos seus irmãos na fé (leia Atos 21:17,18). Naquele momento, Jerusalém estava repleta de pessoas devido à celebração da Festa de Pentecostes – também conhecida como a Festa das Semanas, Festa das Primícias e Festa da Colheita (leia Êxodo 34:22). Judeus de todas as partes estavam presentes, já que essa era uma das três festas anuais que exigiam a presença de todos os homens judeus no Templo (leia Êxodo 23:17). Consequentemente, havia uma grande agitação no local, onde Paulo enfrentaria a adversidade que mudaria totalmente sua maneira de cumprir a missão.

Enquanto Paulo estava no Templo, alguns judeus vindos da Ásia instigaram o povo e levantaram uma acusação falsa, alegando que Trófimo, o efésio, havia entrado no Templo. O texto relata que Paulo foi acusado de ensinar contra o povo, contra a lei e contra o Templo, além de profaná-lo, “porque tinham visto com ele na cidade a Trófimo de Éfeso, o qual pensavam que Paulo introduzira no Templo. Em outras palavras, eles viram Trófimo (um gentio) com Paulo nas ruas da cidade, o que não era absolutamente um crime, mas afirmaram que ele estava com Paulo dentro do pátio do Templo, o que era considerado um crime terrível. Paulo não havia feito tal coisa, mas, para eles, a realidade não importava.

Assim, a multidão enfurecida se aglomerou ao redor de Paulo, arrastou-o para fora do Templo, fechou as portas e tentou matá-lo (leia Atos 21:30,31). Ele só não foi morto naquele momento devido à chegada do comandante, que, diante da confusão, ordenou que Paulo fosse preso. Aliás, os soldados tiveram que carregá-lo devido à violência da multidão que o seguia, clamando: “Matem-no!” (leia Atos 21:33-36).

É impressionante como a vida e a morte se aproximam perigosamente quando os atos religiosos se desviam do verdadeiro propósito de Deus! Uma pessoa que odeia está propensa a matar, pois o ódio a desumaniza e, pode mobilizar suas paixões ao ponto de se tornar agressiva, violenta e criminosa. Jesus nos alertou sobre o perigo de irarmos sem motivo contra nossos irmãos, pois isso nos torna culpados perante o tribunal. Ele também nos advertiu que aquele que chamar seu irmão de “Raca” estará sujeito ao julgamento do Sinédrio, e aquele que o chamar de “Louco” estará sujeito ao fogo do inferno (leia Mateus 5:22). Lembrando que essa instrução está diretamente ligada ao mandamento “Não matarás” (Mateus 5:21), pois o insulto pode figurativamente matar um indivíduo.

Portanto, tomemos cuidado com as falsas acusações e sejamos vigilantes em todo nosso proceder. Não falemos mal uns dos outros (leia Tiago 4:11); nem difamemos ninguém (leia Tito 3:2), pois os lábios mentirosos são abomináveis a Deus (leia Provérbios 12:22) e o difamador separa os maiores amigos (leia Provérbios 16:28).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Oferte o Valor de uma Bíblia

Doe R$ 35,00 para comprarmos bíblias para irmãs em Vila de Viana – África

Escola Bíblica (Quinta)

“Esperança e Perseverança: As Âncoras da Fé

Estudo Bíblico nos Lares

Evangelho de João – A Encarnação do Verbo

Culto pré-teens

“A vida que você vive tem feito Cristo conhecido?”

Clube Virtude

Nosso Clube + Adolescentes

Escola Bíblica (Domingo)

A Urgência da Missão

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!