Leia Atos 16:31,32
“E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa.”
Após perguntar a Paulo e Silas sobre como ser salvo, o carcereiro recebeu a seguinte resposta: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo”. Perceba que Paulo e Silas responderam prontamente, agindo como cooperadores de Deus (2 Coríntios 6:1). Eles não o repreenderam pelo tratamento rude nem aproveitaram a oportunidade em que o carcereiro estava atônito e trêmulo para exigir que se arrependesse por tê-los maltratado. Não! Paulo e Silas deram a mesma resposta que davam aos outros: “Crê no Senhor Jesus Cristo”.
Assim, ficou explícito na resposta dada ao carcereiro, que a condição exigida para a salvação é crer no Senhor Jesus Cristo. É crer na narrativa que Deus apresenta no Evangelho sobre Seu Filho e considerá-la digna de aceitação (leia 1 Timóteo 1:15). Não há outro caminho para a salvação além de Jesus Cristo, e não há outra maneira de sermos salvos além de crer nEle. Esse é o Evangelho que deve ser pregado a todas as pessoas: aqueles que creem serão salvos; “e serás salvo, tu e a tua casa”. Deus, em Cristo, salvará Sua descendência eleita! Paulo e Silas então instruíram o carcereiro e sua família na doutrina de Cristo: “lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa”. Assim, a Palavra de Deus deve habitar em nós de tal forma que possa ser pregada a todos que desejarem ouvi-la.
E, naquela mesma noite, o carcereiro levou Paulo e Silas consigo, , “lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus; e, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa” (Atos 16:33,34). A fé produziu alegria pois, crendo, nos alegramos com um gozo indescritível e glorioso (leia 1 Pedro 1:8).
Se antes, em suas orações, Paulo e Silas ainda não haviam agradecido a Deus pelo privilégio de compartilhar dos sofrimentos de Cristo, certamente o fizeram após testemunhar a alegre oportunidade de ver a salvação do carcereiro e sua família. Nada acontece por acaso! O Deus da história continua a mover Seu povo de um lugar para outro, para que o Evangelho seja pregado a todos os Seus eleitos!
Por que houve separação entre Paulo e Barnabé? Por que Silas foi escolhido em vez de João Marcos? Por que foram impedidos de pregar o Evangelho onde planejavam e foram levados a Filipos? A resposta é simples e, ao mesmo tempo, profunda: tudo isso aconteceu “para que a excelência do poder seja de Deus!” (leia 2 Coríntios 4:7).
“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.”
(2 Coríntios 4:16-18)
Respostas de 2
Esse texto e a afirmação de nossa eleição…que lindo saber que nosso Deus nos alcança e ainda alcança os nossos…E tremenda a
sua bondade 🤍
😍🙌