Leitura Bíblica: Filipenses 3:10-11
Versículo-chave: “Quero conhecer a Cristo e experimentar o grande poder que o ressuscitou. Quero sofrer com Ele, participando de sua morte.” (Filipenses 3:10 NVT)
Diante do valor incomparável de conhecer a Cristo, tudo o mais perdeu sua importância para Paulo. Ele não apenas rejeitou sua própria justiça em busca de um entendimento teórico sobre Cristo, mas também desejava um relacionamento profundo com Ele:
“Quero conhecer a Cristo e experimentar o grande poder que o ressuscitou. Quero sofrer com Ele, participando de sua morte.” (Filipenses 3:10 NVT)
Aqui, o verbo “conhecer” vai além de uma mera busca intelectual; é um desejo de conhecer a pessoa de Cristo, de experimentar “o grande poder que o ressuscitou”, e de se identificar com Sua morte e sofrimento. A expressão “sofrer com Ele” revela o entendimento de Paulo sobre o custo de seguir a Cristo e como a decisão de segui-Lo faz com que o cristão enfrente dificuldades e perseguições por causa da fé.
O desejo de Paulo em imitar a Cristo, “participando de sua morte”, tem um propósito específico:
“Para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dos mortos!” (Filipenses 3:11 NVT)
O olhar de Paulo está no porvir, mais especificamente na ressurreição que separa os justos dos injustos. Pois, haverá uma ressurreição para a vida eterna, e uma ressurreição para vergonha e desprezo eterno (Daniel 12:2). Enquanto para os ímpios, a ressurreição leva ao julgamento final diante do grande trono branco (Apocalipse 20:11-15), para os justificados, será uma “ressurreição da vida” (João 5:29).
Paulo estava disposto a perder tudo e enfrentar qualquer sofrimento com o objetivo de alcançar a ressurreição, não porque duvidasse da sua salvação, mas porque sua esperança nela o fortaleciam diante das adversidades. Ele desejava que os filipenses também se firmassem nessa esperança, vivendo com perseverança em Cristo.
Dediquemos nossa vida a conhecer e prosseguir em conhecer a Cristo não apenas por meio do intelecto, mas de forma pessoal e relacional. E, firmados nEle, poderemos exercer a perseverança cristã mesmo diante de aflições e sofrimentos, pois…
“Esta é uma afirmação digna de confiança: Se morrermos com Ele, também com Ele viveremos. Se perseverarmos, com Ele reinaremos. Se o negarmos, Ele nos negará. Se formos infiéis, Ele permanecerá fiel, pois não pode negar a si mesmo.” (2 Timóteo 2:11-13 NVT)