Leia Filipenses 1:21
“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.”
A irrefutável distinção de todo cristão genuíno é que, para ele, “o viver é Cristo”. A finalidade da nossa existência deve ser a glória de Cristo; nosso princípio deve ser a graça; e norma de fé e prática deve se a Palavra. Da mesma forma, para aqueles cuja vida é centrada em Cristo, “o morrer é ganho”, representando um benefício imediato e eterno.
Alguns podem supor, erroneamente que, se a morte significava ganho para Paulo, ele estaria fatigado da vida e ansioso para morrer. No entanto, isso não é verdade! Para o não regenerado, a morte é uma grande perda, pois ele se desfaz de todo conforto e esperança no mundo presente. No entanto, para um cristão genuíno, a morte é um ganho, pois marca o fim de fraquezas e aflições. Assim, o que Paulo quer dizer é que “vivendo ou morrendo, Cristo é o ganho para ele”.
“Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher.” (Filipenses 1:22)
Paulo reconhece que sua vida poderia ser frutífera se ele pudesse ser um instrumento para o avanço do Reino de Deus no mundo. Ele se encontra em um dilema entre duas bênçãos: viver para Cristo ou estar para sempre com Ele:
“Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.” (Filipenses 1:23)
Embora haja uma aversão natural à morte, Paulo expressa o desejo de partir e estar com Cristo. Para um verdadeiro cristão, estar com Cristo torna a partida desejável no sentido de reconhecer que é muito melhor estar com Ele do que neste mundo caído.
Para a Igreja, é vital ter ministros do Evangelho, e ministros fiéis não podem ser dispensados, pois “a seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros” (Mateus 9:37). O dilema de Paulo está, justamente, entre servir a Cristo neste mundo e desfrutá-Lo no próximo, mas sua confiança inabalável em Cristo o leva à conclusão:
“Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne. E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé, para que a vossa glória cresça por mim em Cristo Jesus, pela minha nova ida a vós.” (Filipenses 1:24-26)
Portanto, Paulo expressa sua disposição e confiança de que permanecerá vivo enquanto Deus quiser e tiver uma obra para ele!
E você, também tem uma confiança inabalável em Cristo assim?
Pense nisto!