Leia Tiago 4:8
“Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós.”
Ao considerar este versículo isoladamente, algumas pessoas podem interpretá-lo como indicando que o homem pecador deve se aproximar de Deus primeiro, e somente então Deus se aproximará do homem. Essa interpretação sugere que o homem, morto em pecado, é o responsável por iniciar sua nova relação com Deus, e cabe ao Senhor apenas vir encontrá-lo depois. No entanto, à luz do que aprendemos nas devocionais anteriores, será que isso realmente reflete o ensinamento bíblico sobre a salvação? A resposta é clara: não, absolutamente não! A Bíblia é explícita ao afirmar que a vontade do homem, corrompida pelo pecado, não tem o poder de se aproximar de Deus. É por isso que Jesus afirma:
“Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer” (João 6:44).
Apenas o Pai tem o poder de atrair o homem para Si, pois os seres humanos estão espiritualmente mortos em seus pecados (leia Efésios 2:1). Assim como um cadáver não pode se levantar para pegar um copo d’água, um pecador também não pode se aproximar de Cristo por sua própria vontade. A Bíblia é enfática em destacar a incapacidade humana; ao mesmo tempo que enfatiza que a salvação, do começo ao fim, é obra de Deus. Portanto, é o Senhor quem inicia Sua obra salvífica em nós, quem mantém nossa salvação segura e que a completará no dia de Sua vinda. Soli Deo gloria!
Agora, como entender Tiago 4:8?
“Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós.”?
Para compreender esse versículo, é crucial lembrar que a carta de Tiago é dirigida às “doze tribos dispersas” (leia Tiago 1:1), ou seja, aos cristãos judeus. Considerando o público-alvo e o contexto, fica claro que Tiago estava escrevendo para crentes. Além disso, o versículo imediatamente anterior diz: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). Esta exortação seria irrelevante se fosse destinado a não-crentes.
Portanto, as pessoas que devem se achegar a Deus, na certeza que Ele se chegará a elas são aqueles cristãos que estavam guerreando entre si, possivelmente por questões doutrinárias ou de liderança. O termo “chegai-vos” significa “aproximai-vos, juntai-vos”; mas não é um convite, é uma ordem absoluta que requer completa obediência da parte dos ouvintes. Ao mesmo tempo, esta ordem vem acompanhada da promessa de um resultado certo se a ordem for cumprida:
“Ele se achegará a vós”!