Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

Leia Mateus 5:27,28

“Também foi dito: ‘Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de repúdio’. Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.”

Jesus continua abordando o tema do sétimo mandamento, mas agora direciona sua atenção para as complexidades do divórcio. Naquela época, os rabinos eram muito flexíveis quanto ao divórcio e acreditavam que bastava ao marido conceder à esposa uma carta de divórcio para que ele pudesse repudiá-la, como está registrado em Deuteronômio 24.1:

Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lhe dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.”

Parecia ser uma questão simples aos olhos dos homens, mas Jesus apresenta uma perspectiva bem diferente:

“Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.”

Aqui, Jesus deixa claro que o divórcio, a menos que seja “por causa de prostituição”, leva a mulher repudiada a um novo relacionamento que, aos olhos de Deus, é considerado adultério. Isso significa que mesmo se uma carta de divórcio tiver sido concedida e o casamento tenha sido dissolvido de acordo com as leis humanas, ele não foi desfeito de acordo com a lei de Deus. Portanto, “qualquer que casar com a repudiada comete adultério.”

E, como não há discordâncias na Palavra de Deus, vejamos esta mesma abordagem em outras passagens:

“Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.” (Mateus 19:9)

“Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera.” (Marcos 10:11,12)

“Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido, adultera também.” (Lucas 16:18)

Todas essas passagens enfatizam claramente que, aos olhos de Deus, o casamento é indissolúvel. Este é um tópico que não requer muita explicação, já que a vontade de Deus é evidente nos versículos que lemos. No entanto, diante do aumento de divórcios entre membros de nossas igrejas e até mesmo líderes religiosos, essa prática pecaminosa parece estar se tornando comum no meio povo de Deus e precisa ser corrigida.

“Porque o Senhor, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o Senhor dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais.” (Malaquias 2:16)

Respostas de 4

  1. Entendo a explicação.
    Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.”

    Eu entendo que caso não exista prostituição a mulher não deva ser repudiada, por outro lado se existe adultério, prostituição a mulher pode ser repudiada e ficar livre para outro relacionamento.
    lembrando que geralmente essa ´prostituição e provocada pelo marido.

  2. O senhor não fez o casamento para ser destruído, a união de duas pessoas para formar uma família é algo sagrado e bonito. Eu vejo pessoas sofrendo pela infidelidade do marido e ter que aguentar isso calada e muitas vezes ainda ser a culpada por não lutar pelo casamento, isso pra mim e desumano por parte de muitas igrejas em tratar as mulheres assim. Eu sou homem tenho meus desejos, porem eu tenho um compromisso com minha esposa e devo ser fiel a ela afinal foi ela que escolhi para viver durante minha vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!