Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Ano Novo da IBEC ocorrerá no dia 31/12/2024 às 22h – Esperamos por vocês!

Leia Mateus 5:27,28

“Também foi dito: ‘Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de repúdio’. Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.”

Jesus continua abordando o tema do sétimo mandamento, mas agora direciona sua atenção para as complexidades do divórcio. Naquela época, os rabinos eram muito flexíveis quanto ao divórcio e acreditavam que bastava ao marido conceder à esposa uma carta de divórcio para que ele pudesse repudiá-la, como está registrado em Deuteronômio 24.1:

Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lhe dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.”

Parecia ser uma questão simples aos olhos dos homens, mas Jesus apresenta uma perspectiva bem diferente:

“Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.”

Aqui, Jesus deixa claro que o divórcio, a menos que seja “por causa de prostituição”, leva a mulher repudiada a um novo relacionamento que, aos olhos de Deus, é considerado adultério. Isso significa que mesmo se uma carta de divórcio tiver sido concedida e o casamento tenha sido dissolvido de acordo com as leis humanas, ele não foi desfeito de acordo com a lei de Deus. Portanto, “qualquer que casar com a repudiada comete adultério.”

E, como não há discordâncias na Palavra de Deus, vejamos esta mesma abordagem em outras passagens:

“Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.” (Mateus 19:9)

“Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera.” (Marcos 10:11,12)

“Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido, adultera também.” (Lucas 16:18)

Todas essas passagens enfatizam claramente que, aos olhos de Deus, o casamento é indissolúvel. Este é um tópico que não requer muita explicação, já que a vontade de Deus é evidente nos versículos que lemos. No entanto, diante do aumento de divórcios entre membros de nossas igrejas e até mesmo líderes religiosos, essa prática pecaminosa parece estar se tornando comum no meio povo de Deus e precisa ser corrigida.

“Porque o Senhor, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o Senhor dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais.” (Malaquias 2:16)

Respostas de 4

  1. Entendo a explicação.
    Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.”

    Eu entendo que caso não exista prostituição a mulher não deva ser repudiada, por outro lado se existe adultério, prostituição a mulher pode ser repudiada e ficar livre para outro relacionamento.
    lembrando que geralmente essa ´prostituição e provocada pelo marido.

  2. O senhor não fez o casamento para ser destruído, a união de duas pessoas para formar uma família é algo sagrado e bonito. Eu vejo pessoas sofrendo pela infidelidade do marido e ter que aguentar isso calada e muitas vezes ainda ser a culpada por não lutar pelo casamento, isso pra mim e desumano por parte de muitas igrejas em tratar as mulheres assim. Eu sou homem tenho meus desejos, porem eu tenho um compromisso com minha esposa e devo ser fiel a ela afinal foi ela que escolhi para viver durante minha vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Curso de Férias – IEEC

“Os Puritanos” com Pr. Romilson Paixão

🧭 Vocacionados 2025

“Olhai e Vede a Cidade” – Faça já a sua inscrição!

Recesso Escola Bíblica Dominical

Não haverá aulas nas quintas e domingos!

Culto de Oração

Clamor dos Pais pelos Filhos

Reunião de Alinhamento

Projeto Abba

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!