Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Efésios

Leitura Bíblica: Apocalipse 2:6

Versículo-chave: “Mas há isto a seu favor: você odeia as obras dos nicolaítas, como eu também odeio.”  (Apocalipse 2:6 NVT)

A igreja em Éfeso havia perdido o seu amor inicial, porém não havia abandonado sua antiga aversão ao mal. Cristo destacou que esse era um ponto positivo para aquela comunidade: odiar “as obras dos nicolaítas”. Em contraste, a igreja em Pérgamo foi repreendida justamente por tolerar seus ensinos e práticas:

“Contudo, tenho contra você algumas queixas. Você tolera em seu meio pessoas cujo ensino é semelhante ao de Balaão, que mostrou a Balaque como fazer o povo de Israel tropeçar. Ele os instigou a comer alimentos oferecidos a ídolos e a praticar imoralidade sexual. De igual modo, há entre vocês alguns que seguem o ensino dos nicolaítas.” (Apocalipse 2:14-15 NVT)

Mas afinal, quem eram os “nicolaítas”? Há muita especulação sobre a origem desta seita; por isso, vamos nos deter ao paralelo que o próprio Senhor estabelece entre eles e Balaão.

O nome grego Nikolaos significa literalmente “aquele que domina sobre o povo”. Em Apocalipse, esse termo pode ter sido usado como uma metáfora para fazer alusão à própria conduta de Balaão: da mesma forma como Balaão ensinava Balaque a armar tropeços diante dos israelitas (Números 25:1-2; 31:16), assim também os nicolaítas trabalhavam para enfraquecer a Igreja de Cristo através de doutrinas distorcidas. Eles os instigavam a participar de festas, ritos e celebrações marcadas pela idolatria e pela imoralidade.

Vale ressaltar que, no período em que o Apocalipse foi escrito, recusar-se a comer alimentos oferecidos a ídolos ou a frequentar festividades pagãs equivalia ao isolamento social e econômico. A vida daquela cultura estava profundamente vinculada a essas celebrações, e o próprio comércio estava subordinado às divindades cultuadas nestes eventos.

Os nicolaítas tentavam suavizar esse dilema, convencendo os cristãos a se adaptarem à sociedade ao redor. Ensinavam que era possível continuar como membros dos círculos pagãos sem, supostamente, serem desleais à fé que professavam. Todavia, tal concessão comprometia o testemunho da Igreja diante do mundo.

Cristo, porém, ressalta à igreja em Éfeso:

“Mas há isto a seu favor: você odeia as obras dos nicolaítas, como eu também odeio.” (Apocalipse 2:6 NVT)

O Senhor odeia as práticas e os ensinos dos nicolaítas, abomina seus caminhos perversos e suas obras ímpias. Por isso, assim como a igreja primitiva enfrentava a pressão de se conformar aos costumes pagãos de sua época, hoje também somos constantemente desafiados a relativizar nossa fé diante das exigências da cultura. A tentação de buscar aceitação social, de negociar princípios para evitar críticas ou isolamento, continua sendo real e perigosa. O espírito dos nicolaítas ainda se manifesta em ensinos que procuram diluir a santidade cristã, apresentando concessões como se fossem compatíveis com o Evangelho.

No entanto, Cristo continua chamando sua Igreja a permanecer firme em fidelidade e amor, rejeitando qualquer doutrina ou prática que desonre a Deus. O mesmo Senhor que elogiou Éfeso por odiar as obras dos nicolaítas também nos convoca a rejeitar as trevas e viver na luz. Isso significa não apenas evitar o mal, mas também denunciá-lo e testemunhar da verdade com coragem, mesmo que isso custe reputação, oportunidades ou conforto.

“Não participem dos feitos inúteis do mal e da escuridão; antes, mostrem sua reprovação expondo-os à luz.”  (Efésios 5:11 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

fale
conosco

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

Agendar
Horário

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!