Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Efésios

Leitura Bíblica: Apocalipse 2:1

Versículo-chave: Escreva esta carta ao anjo da igreja em Éfeso.” (Efésios 2:1a NVT)

Paulo redigiu sua carta aos Efésios enquanto se encontrava preso em Roma (Efésios 3:1), e João, exilado na ilha de Patmos, recebeu a revelação divina e escreveu sua carta à igreja de Éfeso (Apocalipse 1:9-11), assim como às outras seis igrejas organizadas em torno da Ásia Menor (atual Turquia). Cristo permanece como o foco central, tanto na epístola de Paulo aos Efésios quanto nas cartas registradas no Apocalipse.

Éfeso era a principal cidade da região, sendo considerada a “capital romana” da Ásia Menor e um expressivo centro de adoração ao imperador, evidenciado pelo templo dedicado aos imperadores Vespasiano, Tito e Domiciano. A cidade também era famosa pelo culto à deusa Diana (ou Ártemis). O livro de Atos relata que a pregação do Evangelho provocou grande agitação, ameaçando os negócios dos artesãos que produziam miniaturas da deusa. A população se reuniu no teatro local, com capacidade para cerca de vinte e quatro mil pessoas, clamando: “Grande é Ártemis dos efésios!” (Atos 19:27-28).

Além de Paulo, outros discípulos como Áquila, Priscila, Apolo e o apóstolo Pedro também estiveram em Éfeso. Paulo deixou Timóteo na cidade para cuidar da igreja e preservar a integridade do Evangelho (1 Timóteo 1:3). Posteriormente, João assumiu a liderança da comunidade local.

Dois pontos conectam todas as sete cartas do Apocalipse: o primeiro é a revelação de Jesus, que reforça que o Filho de Deus está presente no meio da igreja, sustentando o Seu povo durante perseguições e provações. Essa revelação traz consolo e coragem aos que creem. O segundo ponto é que todas as congregações enfrentavam desafios externos e internos. As cartas tinham como propósito orientar e fortalecer os cristãos naquele contexto hostil.

Essas mensagens permanecem relevantes para nós hoje, pois continuam a nos guiar e fortalecer nossa fé enquanto aguardamos a volta de Cristo. Portanto, meditar na mensagem dirigida à igreja de Éfeso é receber uma orientação de Deus para nossas vidas e para toda a igreja. Na carta, Cristo apresenta elogios e correções, demonstrando que somente Ele conhece plenamente nossas ações, podendo avaliar com precisão a situação da igreja. Ele se revela como Aquele que segura as sete estrelas em sua mão direita e caminha entre os sete candelabros de ouro, mostrando-se como o Pastor Soberano de Sua igreja:

“Escreva esta carta ao anjo da igreja em Éfeso. Esta é a mensagem daquele que segura na mão direita as sete estrelas, daquele que anda entre os sete candelabros de ouro.” (Apocalipse 2:1 NVT)

Frequentemente, esquecemos a realidade da presença de Cristo em nós. Reconhecemos sua transcendência — que Ele reina no céu à direita do Pai —, mas nem sempre vivemos a sua imanência, ou seja, que Ele está no meio de Seu povo e habita em nós pelo Espírito Santo. Esta não é apenas uma distração, mas um erro que precisa ser corrigido!

O número sete, que aparece repetidamente na carta – “sete estrelas, sete candelabros de ouro” – simboliza perfeição e plenitude. Isso indica que Cristo é o cabeça da igreja e a mantém completamente sob Seu cuidado. Por isso, Ele encoraja, repreende, chama ao arrependimento e promete recompensas a quem perseverar.

“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vitorioso, darei o fruto da árvore da vida que está no paraíso de Deus.” (Apocalipse 2:7 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

fale
conosco

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

Agendar
Horário

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!