Leia Atos 12:11
“E Pedro, tornando a si, disse: ‘Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava’.”
No texto anteriormente mencionado, testemunhamos a situação em que o apóstolo Pedro se encontrava preso, vigiado por dezesseis soldados. Na noite que antecedia sua possível execução, ele dormia entre dois desses soldados. Esse fato nos causa grande admiração e nos leva a questionar: O que teria acontecido com o Pedro retratado nos evangelhos em comparação com o Pedro dos Atos dos Apóstolos?
Após o anjo desaparecer, Pedro declara: “Agora eu sei com certeza que o Senhor enviou o Seu anjo para me libertar das mãos de Herodes.” Através dessa afirmação, podemos perceber que uma das transformações extraordinárias causadas pelo Espírito Santo na vida de Pedro é que ele aprendeu a se submeter completamente “àquele que julga justamente” (leia 1 Pedro 2:23). Pedro também aprendeu a encontrar alegria ao compartilhar das aflições de Cristo (leia 1 Pedro 4:13), pois Jesus mesmo ensinou no Sermão da Montanha:
“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” (Mateus 5:11,12)
Além disso, Pedro aprendeu a confiar na Providência de Deus. O conhecimento dessa Providência deve nos afastar do desespero, proporcionando paciência, consolo, força e esperança em meio aos sofrimentos e adversidades que enfrentamos, pois sabemos que cada problema, dor, tristeza e alegria… tudo tem um propósito. Nunca estamos à mercê das circunstâncias ou das pessoas.
Pedro compreendia que o Senhor o havia libertado “de tudo o que o povo dos judeus esperava”. Mesmo quando aqueles que têm autoridade sobre nós nos tratam injustamente e outras pessoas nos ameaçam, podemos encontrar alegria no fato de que, em última análise, Deus está trabalhando para cumprir Seu propósito. Quando tudo ao nosso redor parece caótico, podemos encontrar paz e confiança em Deus, sabendo que nenhum dos Seus propósitos será frustrado (leia Jó 42:2; Isaías 46:10), pois tudo está sob Seu controle e se desenrola de acordo com o Seu plano. Portanto, acreditar na Providência de Deus nos capacitará a encontrar calmaria em meio ao caos!
Essa breve menção sobre a morte de Tiago e a prisão de Pedro deve nos levar, em primeiro lugar, a questionar se realmente acreditamos no evangelho que pregamos. Em segundo lugar, essa referência deve nos encorajar a permanecer firmes até o fim e a continuar fixando nossos olhos não nas circunstâncias adversas, mas sim…
“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” (Hebreus 12:2)