Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

Leia Atos 28:30,31

“E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo; pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.”

O livro conhecido como Atos dos Apóstolos, também referido como Atos do Espírito Santo, começa com as últimas palavras de Jesus aos discípulos: “…e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” (Atos 1:8)

No último capítulo do livro, fica evidente que o Evangelho estava realmente alcançando os confins da Terra por meio do cumprimento do propósito de Deus na vida de Paulo. O apóstolo chega a Roma e, com ele, a pregação do Reino de Deus. O naufrágio descrito no capítulo 27 de Atos leva Paulo e seus companheiros de viagem à pequena ilha de Malta. De fato, aquele lugar se torna um refúgio para Paulo e os demais viajantes, pois chegaram no inverno e ali permaneceram por três meses (leia Atos 28:1,2,11).

Em Malta, Paulo é picado por uma cobra, o que leva algumas pessoas da ilha a pensarem que ele seja um assassino. No entanto, ao verem que ele não morreu, mudam de opinião e começam a acreditar que ele é um “deus” (leia Atos 28:3-6). O interessante desse evento é que certamente serviu como uma oportunidade para a pregação do Evangelho ali.

Após sua chegada a Roma, Paulo convocou os líderes judeus para se defender e também para pregar a eles. Ele explicou que estava preso por anunciar a “esperança de Israel” (leia Atos 28:17-20). Paulo estava detido por proclamar que o Messias já havia chegado, aquele que era a esperança de Israel, aquele que Israel aguardava ansiosamente. Do amanhecer ao anoitecer, Paulo se esforçou para persuadir os líderes judeus a crerem em Jesus, utilizando tanto a lei de Moisés quanto os profetas.

Alguns acreditaram no que ele dizia, enquanto outros não (leia Atos 28:23,24). Se refletirmos sobre isso, podemos perceber que esse tem sido o resultado do Evangelho: para alguns, é um aroma de vida para a vida, enquanto para outros é um aroma de morte para a morte. Alguns são transformados pela Palavra, mas outros permanecem obstinados; alguns recebem a luz, mas outros continuam nas trevas.

Paulo despediu os líderes judeus com um aviso solene, citando o que o Espírito Santo já havia falado aos seus antepassados sobre a surdez, cegueira e falta de compreensão deles (leia Atos 28:25-27). Ele concluiu afirmando que “esta salvação de Deus foi enviada aos gentios, e eles a ouvirão” (Atos 28:28). Em outras palavras, Jesus – a Palavra, o Verbo, o Logos – veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. No entanto, a todos que o receberam, aos que creem em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1:11,12).

Assim, o relato de Lucas encerra com as seguintes palavras:

“E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo; pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.”  

(Atos 28:30,31)

Talvez Paulo tenha apelado para César na esperança de ser libertado rapidamente de sua prisão. Talvez seja angustiante para nós pensar que um homem como o apóstolo Paulo tenha passado tanto tempo em confinamento. Poderíamos dizer: “Quantas igrejas ele poderia ter estabelecido, quantas cidades e nações poderiam ter conhecido a respeito de Cristo se o apóstolo estivesse livre!”. No entanto, quando voltamos nosso olhar para o Senhor e nos lembramos de Sua sabedoria infinita, nos alegramos com a declaração que Ele mesmo inspirou Paulo a escrever;

“E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do Evangelho; de maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares; e muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.”

(Filipenses 1:12-14)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!