Leitura Bíblica: Efésios 1:9-14
Versículo-chave: “E o plano é este: no devido tempo, Ele reunirá sob a autoridade de Cristo tudo que existe nos céus e na terra.” (Efésios 1:10 NVT)
Paulo continua discorrendo sobre as “bênçãos espirituais nos domínios celestiais”. Em terceiro lugar, ele escreve que Deus nos revelou sua vontade secreta a respeito de Cristo. Essa revelação deve trazer tranquilidade ao nosso coração e afastar toda ansiedade, pois o propósito de Deus de salvar aquele que crê em Cristo já foi manifestado:
“E o plano é este: no devido tempo, Ele reunirá sob a autoridade de Cristo tudo que existe nos céus e na terra.” (Efésios 1:10 NVT)
Dessa forma, a chamada “vontade secreta” não diz respeito a um enigma a ser decifrado. No uso que o apóstolo faz do termo, “mistério” ou “vontade secreta” aponta para um aspecto do plano divino que antes estava oculto ao ser humano, mas que foi revelado plenamente por meio de Cristo. A figura central de toda a criação e de toda a história é o próprio Cristo, e o desígnio de Deus é a unificação de “tudo que existe nos céus [mundo espiritual] e na terra [mundo físico e material]” sob o senhorio de Cristo.
Em quarto lugar, Paulo declara que, em Cristo, nos tornamos herdeiros de Deus:
“Além disso, em Cristo nós nos tornamos herdeiros de Deus, pois Ele nos predestinou conforme seu plano e faz que tudo ocorra de acordo com sua vontade.” (Efésios 1:11 NVT)
Como herança recebemos a paz, a reconciliação e o selo do Espírito Santo, que é a garantia da nossa herança:
“Agora vocês também ouviram a verdade, as boas-novas da salvação. E, quando creram em Cristo, Ele colocou sobre vocês o selo do Espírito Santo que havia prometido. O Espírito é a garantia de nossa herança, até o dia em que Deus nos resgatará como sua propriedade, para o louvor de sua glória.” (Efésios 1:13-14 NVT)
O “selo” significa que somos propriedade de Deus. A palavra usada no grego para “garantia” ou “penhor” também pode ser entendida como um anel de compromisso. Como Cristo é o Noivo e a Igreja, sua noiva, o Espírito Santo é o sinal antecipado, o compromisso selado do tão aguardado casamento (Apocalipse 19:7-8).
Portanto, nossa conduta – pensamentos, palavras e atitudes – deve ser um reflexo das bençãos espirituais que, em Cristo, já recebemos. Pois não foi baseado em nossos méritos que Deus nos amou e escolheu. Pelo contrário, Deus nos amou e nos escolheu “para o louvor de Sua graça gloriosa” (Efésios 1:6 NVT). Deus nos revelou Sua vontade secreta a respeito de Cristo para que “O louvássemos e Lhe déssemos glória” (Efésios 1:12 NVT). Ele também nos selou com o Espírito Santo “para o louvor de Sua glória” (Efésios 1:14 NVT).
“Todas as coisas vêm dEle, existem por meio dEle e são para Ele. A Ele seja toda a glória para sempre!” (Romanos 11:36 NVT)