s Aproxime-se De Deus Com Mãos Limpas E Coração Puro! – Parte I (Devocional Em Tiago 4:8) - Blog Igreja Batista Em Cristo
Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Tiago

Leitura Bíblica: Tiago 4:8

Versículo-chave: “Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês. Lavem as mãos, pecadores; purifiquem o coração, vocês que têm a mente dividida.” (Tiago 4:8 NVT)

Após exortar os crentes à resistência contra o inimigo – por meio da oração, humildade, vigilância e submissão à vontade de Deus – Tiago direciona sua ênfase à necessidade de nos aproximarmos do Senhor. É um apelo à reconciliação, à adoração sincera e à comunhão: “Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês”.

Em outras palavras, aproximar-se de Deus significa igualmente ajustar-se ao Seu retorno iminente, à Sua justiça e ao Seu juízo. Tiago, que mais adiante retomará o tema da vinda do Senhor (Tiago 5:8), antecipa aqui o mesmo raciocínio: quem se aproxima de Deus agora experimenta antecipadamente o que será pleno no porvir — sua presença viva, real e transformadora.

Essa promessa deve ser entendida à luz do versículo anterior: o diabo foge (Tiago 4:7), mas Deus se aproxima. Não basta apenas resistir ao mal, é necessário avançar em direção a Deus, e fazê-lo da maneira correta. A advertência de Tiago é clara: antes de se achegar a Ele, “lavem as mãos, pecadores”.

O imperativo “lavem as mãos” faz referência direta ao ritual de purificação dos sacerdotes antes de se apresentarem diante de Deus, conforme ordenado em Êxodo 30:18–21, e reforçado nos Salmos, especialmente em Salmos 24:3-4:

“Quem pode subir o monte do Senhor? Quem pode permanecer em seu santo lugar? Somente os que têm as mãos puras e o coração limpo, que não se entregam aos ídolos e não juram em falso.”

As mãos, símbolo das ações humanas, devem ser lavadas como sinal visível de uma conversão genuína. O verbo “limpar” (do grego katharisate) possui no Novo Testamento um uso tanto ritual quanto moral, frequentemente associado à santificação e ao arrependimento:

“Fariseus cegos! Lavem primeiro o interior do copo e do prato, e o exterior também ficará limpo.” (Mateus 23:26 NVT)

“Mas, se confessamos nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:9 NVT)

Assim, Tiago interpreta o pecado como uma contaminação espiritual que requer intervenção divina e um retorno à pureza da santidade. É por isso que ele ordena: “lavem as mãos, pecadores”.  A expressão “pecadores”, dirigida aos próprios cristãos, revela que o autor considera que seus leitores estão afastados de Deus, talvez por sua cumplicidade com injustiças sociais, favoritismos, cobiças, palavras impuras ou divisões internas.

Desse modo, o apelo à purificação das mãos não é moralismo, mas um convite à restauração plena da comunhão com Deus, cujo primeiro passo é o arrependimento genuíno. E, visto que Tiago entende a igreja como um povo sacerdotal (1 Pedro 2:9), as mãos sujas impedem o acesso à presença de Deus, assim como o sumo sacerdote não podia entrar no Santo dos Santos com impurezas.

Portanto, a fé não se limita ao interior, mas se manifesta em uma conduta pura, visível e consagrada ao Senhor. A mão, que representa o agir humano, precisa ser lavada de toda obra injusta – violência, parcialidade, engano, inveja e coisas semelhantes a estas. Tiago não separa intenção e ação, crença e prática: a fé que não purifica as mãos, isto é, que não transforma a vida, permanece impura e estéril. Pois, “a fé por si mesma, a menos que produza boas obras, está morta!” (Tiago 2:17 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

fale
conosco

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

Agendar
Horário

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!