Leitura Bíblica: Filipenses 4:10-19
Versículo-chave: “Sei viver na necessidade e também na fartura. Aprendi o segredo de viver em qualquer situação, de estômago cheio ou vazio, com pouco ou muito.” (Filipenses 4:12 NVT)
Embora afirme que aqueles que anunciam as boas-novas têm o direito de ser mantidos financeiramente pelas comunidades cristãs (1 Coríntios 9:14), o apóstolo Paulo optava por não receber ajuda material para si mesmo. Essa decisão não era baseada em orgulho, mas em um cuidado diante da grande quantidade de pregadores ambulantes, muitos dos quais tinham comportamento duvidoso (Filipenses 1:15-16). O propósito de Paulo era evitar qualquer tipo de desconfiança quanto às intenções de sua mensagem, afastando qualquer aparência de ambição ou busca de benefício pessoal.
Ainda que tenha feito uma exceção ao receber auxílio financeiro dos irmãos de Filipos enquanto estava em Tessalônica, “em mais de uma ocasião” (Filipenses 4:16 NVT), Paulo passou longos períodos sem qualquer assistência da igreja. Contudo, sua satisfação ao receber uma contribuição generosa da congregação de Filipos, entregue por Epafrodito, refletia muito mais a maturidade espiritual da igreja do que ao suprimento de uma necessidade:
“Como eu me alegro no Senhor por vocês terem voltado a se preocupar comigo! Sei que sempre se preocuparam comigo, mas não tinham oportunidade de me ajudar. Não digo isso por estar necessitado, pois aprendi a ficar satisfeito com o que tenho.” (Filipenses 4:10-11 NVT)
Aparentemente, Paulo não costumava divulgar suas limitações financeiras nem buscar apoio humano diretamente, recorrendo antes ao cuidado do Senhor. Ele faz questão de afirmar que aprendeu a enfrentar todo tipo de cenário, sem cair na autopiedade ou se considerar vítima das circunstâncias:
“Sei viver na necessidade e também na fartura. Aprendi o segredo de viver em qualquer situação, de estômago cheio ou vazio, com pouco ou muito.” (Filipenses 4:12 NVT)
Ao manter-se firme em Cristo, Paulo encontrou forças para enfrentar qualquer desafio, seja em tempos de prosperidade ou de privação. A conhecida declaração “posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13 ARC), frequentemente usada fora de contexto, revela sua plena confiança na suficiência de Cristo.
Isso não diminui a generosidade dos filipenses, pelo contrário, Paulo vê a doação como uma participação em seus sofrimentos. E ainda reconhece o significado da oferta para Deus, descrevendo-a como “um sacrifício de aroma suave, uma oferta aceitável e agradável a Deus” (Filipenses 4:18 NVT).
Por fim, diante da fidelidade e suficiência palpáveis da parte do Senhor, Paulo antecipa que o próprio Deus suprirá abundantemente as necessidades dos filipenses, “por meio das riquezas gloriosas que nos foram dadas em Cristo Jesus” (Filipenses 4:19 NVT).
Diante disso, reflita:
Você já aprendeu o segredo de viver bem em qualquer situação?