Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Acampamento de 10 anos da IBEC: “Vivendo o Evangelho Puro & Simples” – Inscreva-se e venha comemorar conosco!

Série de Devocionais em 

Filipenses

Leitura Bíblica: Filipenses 2:16-18

Versículo-chave: “Apeguem-se firmemente à mensagem da vida. Então, no dia em que Cristo voltar, me orgulharei de saber que não participei da corrida em vão e que não trabalhei inutilmente.” (Filipenses 2:16 NVT)

Paulo descreve o mundo como algo contrário aos valores cristãos, um ambiente dominado pela corrupção e pela perversidade: cheio de gente corrompida e perversa (Filipenses 2:15 NVT). Enquanto o mundo se afasta da verdade, ele também exerce uma influência nociva e opositora. Diante disso, para fazer a diferença, os cristãos em Filipos – assim como nós hoje – precisavam irradiar luz, iluminando a escuridão de uma humanidade perdida.

Jesus afirmou:

“Eu sou a luz do mundo. Se vocês me seguirem, não andarão no escuro, pois terão a luz da vida.” (João 8:12 NVT)

Ele também disse:

“Vocês são a luz do mundo.” (Mateus 5:14 NVT)

Em síntese, Cristo é a luz verdadeira, e os crentes cumprem seu papel como luz do mundo ao refletirem a sua essência apegando-se “firmemente à mensagem da vida”. O verbo “apegar-se” traz consigo dois significados principais: conservar e transmitir. “Conservar” implica manter nossa luz continuamente acesa para Deus. “Transmitir” significa projetar essa luz – que vem de Cristo – dissipando as trevas deste mundo.

“Da mesma forma, suas boas obras devem brilhar, para que todos as vejam e louvem seu Pai, que está no céu.” (Mateus 5:16 NVT)

Cada seguidor de Cristo deve empenhar-se tanto em preservar quanto em transmitir essa luz ao mundo, sempre com o objetivo de glorificar a Deus. Contudo, essa missão só é possível se estivermos firmemente alicerçados na palavra da vida, o Evangelho. Portanto, nossa responsabilidade vai além da preservação; devemos compartilhar essa palavra para o benefício dos outros.

Paulo enfatiza que “no dia em que Cristo voltar”, os filipenses seriam motivo de sua alegria, pois a perseverança e fidelidade deles na proclamação do Evangelho confirmariam que ele não participou da corrida em vão e que não trabalhou inutilmente”. A metáfora da corrida representa um compromisso fervoroso com a palavra da vida, exigindo força e constância; enquanto o trabalho simboliza dedicação e empenho ininterruptos. Entretanto, Paulo não apenas se dedicava com entusiasmo ao ministério entre os filipenses, mas também estava disposto a sofrer por eles:

“Contudo, me alegrarei mesmo se perder a vida, entregando-a a Deus como oferta derramada, da mesma forma que o serviço fiel de vocês é uma oferta a Deus. E quero que todos vocês participem dessa alegria.” (Filipenses 2:17 NVT)

Para o apóstolo, era um privilégio glorificar a Cristo no fortalecimento da igreja, ainda que enfrentando prisões, e até mesmo ser entregue como uma “oferta derramada”. No Antigo Testamento, a oferta de libação (ou oferta derramada) consistia em derramar líquidos, geralmente vinho, sobre o altar como um tributo ao Senhor. Esse ato simbolizava renúncia, pois o líquido, ao invés de ser utilizado pelo sacerdote, era completamente entregue a Deus. Dessa forma, Paulo expressava que se via como uma oferta derramada em favor do “serviço fiel” dos filipenses.

E você? Está disposto a apegar-se à mensagem da vida de tal maneira que corra, trabalhe e entregue sua vida como oferta derramada em benefício de outras pessoas?

Pense nisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!