Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

Leia Atos 17:22,23

“Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: ‘Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos, pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.”

Paulo, após debater com filósofos, ser chamado de tagarela e pregador de deuses estranhos (Atos 17:18), foi levado a uma reunião no Areópago – um lugar famoso na antiga Grécia, onde se reunia o conselho ou tribunal de justiça mais importante da cidade. Ali, Paulo utilizou o altar grego dedicado “AO DEUS DESCONHECIDO” para pregar o Evangelho aos cidadãos de Atenas.

Paulo observou cuidadosamente os objetos de culto pela cidade e encontrou esse altar específico, destacando-o ao dizer: “Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos, pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Os habitantes da cidade desejavam agradar a todas as divindades, erguendo altares a um deus (ou deuses) desconhecido(s) para evitar desagradar a qualquer um.

O apóstolo reconheceu, com sabedoria, que no coração de Atenas residia um profundo e insatisfeito anseio por um conhecimento mais íntimo e claro sobre um poder invisível que eles adoravam de maneira imperfeita e velada. Paulo assegurou-lhes que, de fato, existia um Deus ao qual eles adoravam, apesar de não conhecerem, e esse Deus seria revelado a eles: “Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.”

Para os judeus, Paulo pregava a partir das revelações do Antigo Testamento, mas para os gentios, ele pregava a partir da criação. O Deus desconhecido pelos gregos, agora anunciado por Paulo, é o criador de todas as coisas. Deus não apenas criou tudo, mas também sustenta com Sua mão poderosa e benevolente (leia Atos 17:24-26). Além de criar todas as coisas com Seu poder e sustentá-las com Sua soberania e graça, Deus também se relaciona pessoalmente com a humanidade (leia Atos 17:27).

Por meio da graça comum, na qual os povos da terra expressam seus anseios por um Deus criador e relacional, Paulo utiliza um poema grego e o incorpora à perspectiva do Evangelho, ao afirmar: “porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração” (Atos 17:28). No entanto, o Deus verdadeiro não está limitado a qualquer objeto da criação, como “ouro, prata, ou pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens” (Atos 17:29). Ele se revela em todos os lugares e culturas, sendo um Deus de justiça (leia Atos 17:30,31), combinando perfeitamente verdade, amor, justiça e paz. A justiça de Deus não é definida apenas pela lei, mas por uma pessoa: Jesus, o Verbo encarnado!

Portanto, ao meditarmos cuidadosamente na pregação de Paulo aos atenienses, devemos ser lembrados de que, quanto mais conhecemos a Deus, mais O adoramos; e, essa adoração ao Deus verdadeiro nos liberta do ego, nos livra dos ídolos em nossos corações e nos transforma cada vez mais à imagem de Seu Filho, Jesus, o Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

😷 Utilize Máscara

Em casos de gripe ou resfriado

Culto de Adolescentes

#nagaragem

Culto de Jovens

Imago Dei “A Imagem de Deus nas Emoções”

Gincana Escola Bíblica

Finalização do Semestre

Nova Turma: Fundamentos da Fé Batista

Faça já a sua inscrição!

Nova Classe: Nova Vida em Cristo

Faça já a sua inscrição!

Noite de Estudo Bíblico

“Carta de Paulo a Tito e os Nativos Digitais”

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.