Leitura Bíblica: Atos 4:1-31
Versículo-chave: “Não há salvação em nenhum outro! Não há nenhum outro nome debaixo do céu, em toda a humanidade, por meio do qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12 NVT)
Atos 4 continua a história de Pedro e João, e sua ousada proclamação da mensagem do evangelho em Jerusalém (Atos 4:1-2).
“Muitos que tinham ouvido a mensagem creram, totalizando, agora, cerca de cinco mil homens.” (Atos 4:3 NVT)
No entanto, os líderes religiosos, perturbados com o ensino sobre a ressurreição de Cristo, prenderam Pedro e João. Ao serem presos, eles enfrentaram o Sinédrio, o mais alto tribunal judaico (Atos 4:5-6), para responder a seguinte questão:
“Com que poder, ou em nome de quem, vocês fizeram isso?” (Atos 4:7 NVT)
Pedro, cheio do Espírito Santo, não hesitou em responder que aquele homem coxo havia sido curado pelo nome de Jesus Cristo, a quem eles mesmos haviam crucificado, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos. E completou afirmando que, além de ter poder para curar, somente Jesus pode oferecer salvação:
“Não há salvação em nenhum outro! Não há nenhum outro nome debaixo do céu, em toda a humanidade, por meio do qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12 NVT)
Ainda que fossem homens simples, sem educação formal, a confiança e sabedoria de Pedro e João deixaram as autoridades perplexas:
“‘Que faremos com esses homens?’, perguntavam uns aos outros. ‘Não podemos negar que realizaram um sinal, como todos em Jerusalém sabem. Mas, para evitar que espalhem sua mensagem, devemos adverti-los de que não falem nesse nome a mais ninguém’.” (Atos 4:16-17 NVT)
No entanto, Pedro perguntou com clareza e firmeza se aqueles líderes acreditavam que Deus gostaria que obedecessem a eles, e não a Ele; e declarou com coragem: “não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos!” (Atos 4:19-20 NVT). E, assim como Pedro e João, somos chamados a obedecer a Deus acima de qualquer autoridade humana.
Os membros do Sinédrio fizeram novas ameaças, mas, por fim, soltaram Pedro e João. Diante da oposição, os apóstolos oraram pedindo coragem a Deus para anunciar a Palavra, e que sinais e maravilhas fossem realizados por meio do nome de Jesus. Deus respondeu poderosamente:
“Depois dessa oração, o lugar onde estavam reunidos tremeu, e todos ficaram cheios do Espírito Santo e pregavam corajosamente a palavra de Deus.” (Atos 4:31 NVT)
Este relato nos ensina que, mesmo em tempos de perseguição, podemos depositar toda nossa confiança na autoridade de Cristo e buscar ousadia nEle para continuar cumprindo a missão.