Leia Mateus 6:33:
“Mas, buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
O Senhor Jesus nos exorta a não nos preocuparmos excessivamente com as nossas necessidades diárias, como o que comer ou beber e o que vestir (Mateus 6:25). Ele também nos adverte que tal prática não é condizente com a vida cristã (Mateus 6:32). Ao invés disso, devemos nos concentrar em buscar o Reino de Deus e a sua justiça. Essa postura serve como um duplo antídoto contra a ansiedade e a preocupação excessiva. Devemos lembrar que temos algo muito maior e melhor para cuidar – nossa vida com Deus – e, por isso, não precisamos nos preocupar demais com a nossa subsistência, incluindo nosso corpo, alimento e vestimenta.
Devemos considerar a salvação em Cristo como motivo de grande alegria e a santidade como caminho a ser trilhado diariamente. É importante lembrar que, quando o Senhor Jesus nos ensina a não andar preocupados com as coisas terrenas, isso não é uma sugestão, mas um mandamento que devemos obedecer. Se desobedecermos, estaremos pecando. Portanto, se você tem sido inquietado pela ansiedade, confesse seu pecado ao Senhor e, em fruto de arrependimento, busque ocupar seus pensamentos com assuntos concernentes ao Reino de Deus. Sujeite todas as preocupações desta vida à esperança pela vida futura e, assim, seu coração será guardado pela paz que excede todo o entendimento (leia Filipenses 4:7).
Busque em primeiro lugar o Reino de Deus e dedique a Ele a melhor parte dos seus dias. Lembre-se da promessa da graça e misericórdia de Deus: “todas essas coisas serão acrescentadas a você“. Em outras palavras, a melhor maneira de sermos confortavelmente sustentados neste mundo é nos preocuparmos com o mundo por vir, tendo em mente que o Reino de Deus já está dentro de nós (leia Lucas 17:20,21). E, imagine como seria maravilhoso se nos interessássemos mais pelas coisas invisíveis e menos pelas coisas visíveis!
“Porque as coisas que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.”
(2 Coríntios 4:18)