Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Marcos

Leitura Bíblica: Marcos 12:28-34

Versículos-chave: “‘Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua mente e de todas as suas forças’. O segundo é igualmente importante: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Nenhum outro mandamento é maior que esses.” (Marcos 12:30-31 NVT)

Depois de silenciar os saduceus e os fariseus, quem se aproxima de Jesus com uma pergunta é um dos mestres da lei que “estava ali ouvindo a discussão”. Os mestres da lei, também chamados de escribas, haviam estabelecido que os judeus deviam observar mais de seiscentos mandamentos, e uma de suas práticas favoritas era discutir qual desses preceitos era o mais importante. Por isso, ele levou essa questão a Jesus:

“De todos os mandamentos, qual é o mais importante?” (Marcos 12:28 NVT)

A resposta de Jesus não apresentou uma nova doutrina, mas relembrou um princípio que todo judeu piedoso recitava diariamente, tanto ao amanhecer quanto ao anoitecer – o conhecido “shema” (escuta, ó Israel):

“Jesus respondeu: ‘O mandamento mais importante é este: Ouça, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua mente e de todas as suas forças’. O segundo é igualmente importante: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Nenhum outro mandamento é maior que esses.”

(Marcos 12:29-31 NVT; Deuteronômio 6:4-6)

Essa passagem está entre as mais conhecidas das Escrituras e evidenciam a importância central do amor como marca essencial daqueles que foram alcançados pela graça. É evidente que o amor genuíno não é uma inclinação natural do ser humano. Por natureza, somos egoístas, ciumentos, impacientes, enganadores e perversos. Sendo assim, o verdadeiro amor é resultado da ação do Espírito Santo e se revela na conduta de quem realmente nasceu de novo.

Aquele que é verdadeiramente cristão — alguém regenerado, justificado e em processo de santificação — reconhece plenamente a enorme dívida que tem com Jesus Cristo. Ele compreende que sua paz, segurança e esperança se devem inteiramente ao sacrifício do Salvador na cruz. Como demonstrar tamanha gratidão? O que oferecer Àquele que o resgatou? Ele logo percebe que não há nada que poderia oferecer em retribuição, e assim, brota em seu coração o desejo sincero de amar e obedecer ao seu Senhor.

Cristo resumiu a essência da lei em um único princípio: o amor — e não em cerimônias, regras ou rituais. Amar a Deus e ao próximo é o propósito final da lei. Ao ouvir essa explicação, o mestre da lei compreendeu que o amor “é mais importante que oferecer todos os holocaustos e sacrifícios exigidos pela lei” (Marcos 12:32-33).

Após perceber a compreensão daquele homem, Jesus apenas lhe disse: “Você não está longe do reino de Deus” (Marcos 12:34 NVT). Apesar de sua proximidade do Reino, o texto não informa se aquele mestre da lei de fato entrou nele. Suas palavras revelam um entendimento profundo, mas não há qualquer indício de que tenha se rendido completamente a Cristo ou passado a segui-Lo.

Caso tenha parado ali, sem seguir adiante, isso não seria algo raro, pois muitos vivem exatamente dessa maneira. Há indivíduos que conhecem amplamente as verdades da fé cristã, mas passam toda a vida vacilando. Participam das atividades da igreja, frequentam cultos, mas jamais se entregam de fato — continuam como meros admiradores do Evangelho.

Que esse exemplo sirva como um alerta para nós: jamais devemos fundamentar nossa esperança de salvação no conhecimento teológico. Não basta saber intelectualmente as verdades centrais da fé — é preciso acolhê-las com o coração e deixar que elas moldem nossa vida por completo!

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

fale
conosco

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

Agendar
Horário

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!