Leia Colossenses 1:12,13
“Dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz. Pois Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado.”
A adoção é uma expressão da graça de Deus que, por Sua escolha amorosa, nos chama para Si, conferindo-nos os inúmeros privilégios e bênçãos de sermos Seus filhos. Embora a humanidade tenha perdido, na Queda, a comunhão com Deus, a adoção nos torna “dignos de participar da herança dos santos no reino da luz”.
Deus Pai, em Sua sabedoria eterna, escolhe Seus filhos antes mesmo da fundação do mundo:
“E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, conforme o bom propósito de sua vontade.” (Efésios 1:5)
O Filho de Deus foi enviado como propiciação pelos nossos pecados:
“Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.” (1 João 4:10)
O Espírito Santo aplica a obra de salvação, regenerando-nos de modo que deixamos de ser “filhos da ira” para nos tornarmos “filhos de Deus” por adoção:
“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: ‘Aba, Pai’.” (Romanos 8:14,15)
Assim, nós, que fomos adotados por Deus fomos transformados à semelhança de Cristo (leia Romanos 8:29), somos corrigidos para nossa santificação (leia Hebreus 12:6,7) e providos com tudo o que é necessário para uma vida santa, pois “Ele [Deus Pai] nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado.” Que maravilhosa graça! Deus nos resgata da escuridão e maldade, salvando-nos do domínio do pecado, de Satanás e da condenação do inferno.
Portanto, glorifiquemos e sejamos gratos “pelo imenso amor que o Pai nos concedeu ao nos chamar de filhos de Deus!” (1 João 3:1)