Leia Mateus 7:15
“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.”
No versículo de hoje, Jesus está advertindo Seus discípulos quanto aos falsos profetas, pois o diabo, nosso adversário, trabalha de maneira certamente ardilosa por meio deles. Os falsos profetas são os mensageiros e embaixadores do maligno, usados para enganar e iludir tanto homens quanto mulheres, conduzindo-os a entrar pela porta larga e trilhar o caminho largo da perdição.
“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.”
A palavra “acautelar” significa “tomar precauções”, “manter-se vigilante” e “prevenir-se”. Jesus está nos alertando a tomar precauções contra esses obreiros fraudulentos que se camuflam como ovelhas, mas, na realidade, são lobos devoradores. Da mesma forma, Paulo nos adverte em sua carta aos coríntios:
“Tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.”
(2 Coríntios 11:13-15)
A melhor maneira de prevenir-nos desses falsos profetas é conhecer suas nuances e práticas enganosas. Eles são aduladores que buscam agradar os homens (leia Gálatas 1:10). Eles não se preocupam com a vontade de Deus, mas sim com os desejos humanos. Portanto, eles pregam para agradar os ouvidos de seus ouvintes, ao invés de confrontar seus corações. Eles manipulam as Escrituras para distrair e entreter, ao invés de abordá-las com temor e reverência. Consequentemente, falam mais sobre felicidade do que sobre pecado.
Os falsos profetas inventam doutrinas e visões de acordo com suas próprias mentes e corações. Eles negligenciam as doutrinas importantes e insistem em questões de menor urgência e relevância. Eles também usam a religiosidade como um meio de enriquecimento.
“Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.” (1 Timóteo 6:3-5)
Muitos são “encantados” e atraídos nos dias de hoje por artifícios como iluminação, revelações, profecias, etc., que são as táticas usadas pelos falsos profetas para seduzir e enganar as pessoas. Depois de atraí-los, eles os tornam “filhos do inferno” (leia Mateus 23:15). Como podemos acautelar-nos? É simples: Jesus disse que podemos reconhecê-los pelos frutos que produzem, pois…
“Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” (Mateus 7:16-20)
Acautelai-vos!