Leitura Bíblica: Atos 2:1-4
Versículo-chave: “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os habilitava.” (Atos 2:4 NVT)
O capítulo 2 do livro de Atos relata o momento em que o Espírito Santo foi derramado no dia de Pentecostes. Essa era uma das três principais festividades do calendário judaico, junto com a Páscoa e a Festa dos Tabernáculos. O nome “Pentecostes” tem origem na palavra grega que significa “cinquenta”, uma referência ao fato de a celebração ocorrer no quinquagésimo dia após o sábado da Páscoa.
Quando o período de espera chegou ao fim, o Espírito Santo se manifestou de forma impressionante:
“De repente, veio do céu um som como o de um poderoso vendaval e encheu a casa onde estavam sentados. Então surgiu algo semelhante a chamas ou línguas de fogo que pousaram sobre cada um deles.” (Atos 2:2-3 NVT)
É interessante destacar que o fogo já havia sido usado como símbolo da presença de Deus em diversas passagens bíblicas. Deus apareceu a Moisés em uma sarça que queimava sem se consumir (Êxodo 3:2); guiou o povo no deserto com uma coluna de fogo à noite (Êxodo 13:21-22), e desceu em forma de fogo no monte Sinai (Êxodo 19:18). Assim, quando algo semelhante a línguas de fogo se manifestou no Pentecostes, trouxe à memória dos discípulos as manifestações de Deus descritas no Antigo Testamento.
“Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os habilitava.” (Atos 2:4 NVT)
No Antigo Testamento, a presença do Espírito Santo foi concedida a algumas pessoas específicas, como Moisés. Em Números 11:24-25, é relatado que o Espírito repousou sobre setenta líderes, que vieram a profetizar. Quando Josué viu isso e pediu que Moisés os impedisse, este respondeu: “Você está com ciúmes por mim? Que bom seria se todos do povo do Senhor fossem profetas e se o Senhor colocasse seu Espírito sobre todos eles!” (Números 11:29 NVT).
No livro de Atos, Pedro explica os eventos de Pentecostes como o cumprimento da profecia de Joel: que o Espírito seria derramado sobre todos (compare Atos 2:15-21 com Joel 2:28-32). Ele também aponta o requisito para receber o Espírito Santo:
“Vocês devem se arrepender, e cada um deve ser batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão de seus pecados. Então receberão a dádiva do Espírito Santo. Essa promessa é para vocês, para seus filhos e para os que estão longe, isto é, para todos que forem chamados pelo Senhor, nosso Deus.” (Atos 2:38-39 NVT)
Portanto, quando alguém diz que recebeu o batismo no Espírito Santo, significa que essa pessoa se arrependeu de seus pecados e agora vive em comunhão com Deus. É importante frisar que esse batismo está disponível “para todos que forem chamados pelo Senhor, nosso Deus”, e não é limitado a alguns crentes. Afinal, como Paulo escreveu aos coríntios:
“Alguns de nós são judeus, alguns são gentios, alguns são escravos e alguns são livres, mas todos nós fomos batizados em um só corpo pelo único Espírito, e todos recebemos o privilégio de beber do mesmo Espírito.” (1 Coríntios 12:13 NVT)