Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

Índice

A Igreja Batista em Cristo é caracterizada por se basear em duas frentes de ação evangelística: a realização dos projetos missionários e o empenho na aquisição de conhecimento por meio da educação cristã. E, como meio de reforçar seus intentos, novembro foi eleito como o “mês do ensino”. Então resolvemos lançar uma série com quatro textos, sendo este o primeiro.


A educação é um fenômeno, algo implícito em todo ser humano. Todos temos a necessidade de aprender, conhecer e, consequentemente, interagir. Ela começa em meio à família, e não apenas com bons modos, mas com transmissão e apreensão de informações também.


Historicamente no período antigo a educação acontecia nos lares e no contato com as pessoas mais velhas e mais experientes. Não havia um entendimento acerca da necessidade da promoção do coletivo, ou seja, os alunos não precisavam ir a um local específico denominado escola para aprender. Aprendiam individualmente em casa e no contato social. Posteriormente, na virada da Idade Antiga para a Idade Média, é que as primeiras instituições escolares apareceram com a exclusiva finalidade de ensinar.


Os tempos bíblicos revelam um detalhe crucial: no início não havia distinção entre ensino secular e ensino religioso. E com a encarnação de Cristo e seu ensino do Evangelho reforçou-se a integralização quanto ao modo de ver os conteúdos que nos preparam para a vida; assim, nos locais em que o cristianismo já havia sido pregado, ocorria uma adequação dos conhecimentos a partir de uma visão cristã de mundo.


Para entendermos melhor sobre essa adequação de conhecimentos, é importante considerarmos que educação cristã é aquela feita do ponto de vista do cristianismo. É aquela que oferece um processo de treinamento e desenvolvimento da pessoa e de seus dons naturais à luz da perspectiva cristã da vida, da realidade, do mundo e do ser humano. Isto significa o desenvolvimento de um currículo e um programa educacional onde as disciplinas e atividades reflitam explicitamente a mentalidade cristã.


Em outras palavras, educação cristã é aquela que começa no lar ensinando a moral bíblica, se estende para a escola ensinando ciências, história, comunicação, filosofia, sociologia, etc. a partir dos pressupostos cristãos, e que adota teorias e filosofias do desenvolvimento humano e da educação que reflitam o ensino bíblico sobre o homem como imagem de Deus e culmine na Igreja complementando o conteúdo com o ensino das doutrinas bíblicas através da Teologia Ortodoxa e sobre a forma de pensar cristã para lidar com as questões publicas através da Teologia Pública. Desse modo, a educação cristã deve abarcar uma proposta de mudança e aplicação dos valores do Reino de Deus em todas as esferas da vida.


A verdade por trás da educação cristã é a sua intenção: capacitar os cristãos no cumprimento do “ide” ordenado por Jesus, porém de modo completo, isto é, mostrando que a pregação do evangelho não se dá apenas na instância do diálogo formal e direto sobre o tema da salvação que geralmente ocorre nas práticas eclesiais de evangelismo; ao contrário, o cumprimento do “ide” é somente o resultado de toda uma estrutura de crença, pensante e comportamental individual e social expressa na relação entre o cristão e Deus que resulta num novo estilo de vida, numa novidade de vida, decorrente da educação nos moldes cristãos. Pense nisto!

Referências:

RODRIGUES, Leonardo MF. Educação Cristã. Belo Horizonte: Seminário Teológico Rhema, 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Culto de Adolescentes

#naigreja

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.