Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Atos dos Apóstolos

Leitura Bíblica: Atos 16:35-40

Versículo-chave: “Quando Paulo e Silas saíram da prisão, voltaram à casa de Lídia. Ali se encontraram com os irmãos e os encorajaram mais uma vez. Depois, partiram.” (Atos 16:40 NVT)

Embora Paulo e seus companheiros tenham tido, incialmente, a intenção de continuar com sua missão nas regiões da Frígia, Galácia e Bitínia, Deus os direcionou a Filipos (Atos 16:6-12) e preparou oportunidades, tanto coletivas quanto individuais, para a proclamação do Evangelho.

Um exemplo claro disso foi Lídia que creu porque Deus, em sua soberania, iluminou sua mente e coração para receber a verdade (Atos 16:13-15). Da mesma forma, o carcereiro experimentou a conversão após um terremoto que sacudiu as estruturas da prisão (Atos 16:25-26). Isso evidencia que Deus é soberano em cada aspecto da redenção, desde a divulgação do Evangelho ao longo da história até os métodos pelos quais Ele executa Seus decretos. Ele decidiu usar pregadores para anunciar a Palavra aos Seus escolhidos, concedendo-lhes fé em Cristo. Contudo, esses mensageiros enfrentam, frequentemente, resistência ao proclamar as boas-novas.

Na manhã seguinte à conversão do carcereiro, os magistrados enviaram seus oficiais para ordenar a libertação de Paulo e Silas. No entanto, Paulo contestou esta decisão, afirmando:

“Eles nos açoitaram publicamente sem julgamento e nos colocaram na prisão, e nós somos cidadãos romanos. Agora querem que vamos embora às escondidas? De maneira nenhuma! Que venham eles mesmos e nos soltem.” (Atos 16:37 NVT)

Qual foi a intenção de Paulo ao agir dessa maneira? Ele tomou esta decisão porque desejava resguardar a igreja recém-estabelecida em Filipos. Como ele e Silas foram punidos publicamente, a população poderia concluir que eram criminosos. Caso Paulo saísse sem questionar, a confiança dos crentes locais também seria prejudicada. Além disso, a lei romana proibia que cidadãos romanos fossem espancados sem julgamento. Quando os magistrados souberam sobre a cidadania de Paulo e Silas, ficaram assustados; foram até a prisão, pediram desculpas e imploraram para que deixassem a cidade:

“Quando Paulo e Silas saíram da prisão, voltaram à casa de Lídia. Ali se encontraram com os irmãos e os encorajaram mais uma vez. Depois, partiram.” (Atos 16:40 NVT)

Apesar da intensa oposição que surgiu em Filipos, Paulo atuou em submissão à direção de Deus para estabelecer uma igreja naquela cidade. Quando escreveu aos filipenses, cerca de uma década depois de sua primeira visita, ele estava preso em Roma. É possível imaginar as recordações que lhe vinham à mente: os açoites, o cárcere, mas, acima de tudo, a alegria de testemunhar as conversões realizadas pelo Senhor. Mesmo detido, à beira da morte por amor a Cristo, Paulo incentivou os filipenses a seguirem seu exemplo, anunciando Palavra com determinação e sem temor” (Filipenses 1:14 NVT).

Que essa seja também a nossa atitude! 🙌

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!