Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Leia Marcos 4:16,17

“Outras, como a semente lançada em solo pedregoso, ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria. Todavia, visto que não têm raiz em si mesmas, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, logo a abandonam.”

Como compreender a iluminação daqueles que caíram (mencionados em Hebreus 6:4-6)? Será possível que alguém não salvo, não regenerado, participe de alguma forma da graça de Deus? Poderia o homem natural ser iluminado de alguma maneira? Será que aqueles que não foram justificados podem, de alguma forma, experimentar a graça de Deus? Tente responder estas perguntas refletindo nos versículos de hoje:

“Outras, como a semente lançada em solo pedregoso, ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria. Todavia, visto que não têm raiz em si mesmas, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, logo a abandonam.”

A semente lançada em solo pedregoso até cresceu, mas permaneceu por pouco tempo. O motivo? “Não têm raiz em si mesmas” e, portanto, “não permanecem”. Sem raiz profunda, não há regeneração, fé, santificação ou obediência (leia Efésios 1:4,5,13,14). Há um envolvimento com a Palavra, uma adesão temporária (ainda que breve), uma caminhada e uma experiência parcial dessa graça, mesmo sem ter uma base sólida. Eles provaram a Palavra, maravilharam-se e até seguiram seus preceitos, mas não durou muito porque não tinham raiz e, portanto, abandonaram. Eles entendem alguns princípios da vontade de Deus e, momentaneamente, afastam-se do paganismo, do judaísmo ou do caminho baseado nas obras da Lei.

Os verdadeiramente regenerados têm a luz da vida (leia João 8:12), enquanto os perdidos têm apenas pequenas faíscas da graça. Os “iluminados” de Hebreus 6 experimentaram o dom celestial, mas não discerniram o verdadeiro significado do corpo e sangue de Cristo (leia João 6:53). Eles apenas provaram as manifestações do Espírito, mas não experimentaram a plena habitação do Espírito.

Eles provaram e entenderam que haverá um grande julgamento sobre o mundo, mas contentaram-se em “servir de lei para si mesmos” (leia Romanos 2:14,15). Provavelmente, eles demonstraram esforço para conhecer melhor a Jesus, louvaram-no, fizeram-lhe orações e buscaram socorro nEle. No entanto, “quando surgiu a perseguição por causa da Palavra, logo a abandonaram“, voltando ao caminho baseado em obras, tornando explícita a impossibilidade de alcançar a graça salvadora de Deus através de suas próprias ações humanas. Em outras palavras, “é impossível para esses iluminados que caíram voltarem ao caminho da graça através de suas próprias obras”. Para o autor da carta aos hebreus, esses irmãos participaram visivelmente das bênçãos que cercam os eleitos de Deus, assim como muitos que estão presentes hoje em nossa igreja local; mas, em algum momento, abandonaram.

Portanto, a ideia de “recair” não significa “perder a salvação eterna”, mas sim, abandonar a comunidade dos santos, o caminho da fé e da graça salvadora por causa da perseguição e voltar ao judaísmo. Se eles dependerem de suas próprias obras e caminhos, jamais alcançarão a graça salvadora.

Assim, tanto a exortação do autor aos hebreus sobre os “iluminados que caíram” quanto a semente lançada em solo pedregoso serve de admoestação a todos os crentes, a fim de que não confundamos seus sinais com regeneração. Nem tudo que é chamado de Evangelho é realmente o Evangelho. A Palavra de Deus nos ensina a buscar a perseverança na vontade de Deus e a suficiência de Cristo como evidências de nossa regeneração (leia Mateus 24:13; João 3:15,36; 5:24,25; 8:31; 10:26-29).

O Evangelho é verdadeiro quando Jesus, o Cristo, é suficiente para nossa salvação, e quando não sentimos a necessidade de acrescentar nada, absolutamente nada, ao Seu sacrifício perfeito.

Solus Christus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Oferte o Valor de uma Bíblia

Doe R$ 35,00 para comprarmos bíblias para irmãs em Vila de Viana – África

Escola Bíblica (Quinta)

“Esperança e Perseverança: As Âncoras da Fé

Estudo Bíblico nos Lares

Evangelho de João – A Encarnação do Verbo

Culto pré-teens

“A vida que você vive tem feito Cristo conhecido?”

Clube Virtude

Nosso Clube + Adolescentes

Escola Bíblica (Domingo)

A Urgência da Missão

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!