Leia Atos 2:46,47:
“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.”
Depois de receber as instruções de Jesus para fazer discípulos em todas as nações, batizá-los em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinar tudo sobre Cristo (leia Mateus 28:19-20); e também de receber a ordem para não sair de Jerusalém até que recebessem poder do alto (leia Lucas 24:49) e a promessa de que seriam testemunhas de Cristo em Jerusalém, Judeia, Samaria e até os confins da terra (leia Atos 1:8), os discípulos viram a promessa se cumprir quando foram cheios do Espírito Santo no dia de Pentecostes (leia Atos 2:1-4). A partir daquele dia, eles começaram a pregar a mensagem do evangelho “foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas” (Atos 2:41).
A Igreja primitiva “perseverava na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão e nas orações” (Atos 2:42) e, apesar do ódio e menosprezo de alguns, a Bíblia diz que ela “caía na graça de todo o povo”, devido ao testemunho e perseverança cristã.
Além disso, “todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”. Ou seja, a salvação vem somente do Senhor, e isso deve gerar grande alívio e consolo em nós. A parte que cabe à Igreja é obedecer e pregar o evangelho sem pretensão, entendendo que, como afirma o apóstolo Paulo: há um que semeia, outro que rega, mas é Deus quem dá o crescimento; por isso, o que planta não é mais importante que o rega, e vice- versa, pois só Deus pode dá o crescimento (leia 1 Coríntios 3:5-7). Portanto, tão somente pregue o evangelho, pois aqueles que Deus determinou para a salvação eterna serão levados a Jesus eficientemente.
Todos fomos comissionados pelo Senhor a pregar a pura e inerrante Palavra de Deus, independentemente das circunstâncias, seja em momentos oportunos ou não (leia 2 Timóteo 4:2). Mesmo que não veja resultados imediatos do seu esforço, não se desanime ou desista, persevere! Não pregue a si mesmo ou um outro evangelho, “fale de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus” (2 Coríntios 2:17).