Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Leia Tiago 3:15,16

“Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso ali há perturbação e toda a obra perversa.”

Certamente, existem duas fontes de sabedoria: uma que vem do alto” e provém de Deus; e outra que é “terrena”, arquitetada pelo homem. A sabedoria humana, além de terrena, é “animal, diabólica” e Deus a considera tola:

Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” (1 Coríntios 1:20,21)

A sabedoria humana se baseia na razão, mas inevitavelmente leva ao fracasso, pois não pode resolver os problemas fundamentais da humanidade. Isso ocorre “porque onde há inveja e espírito faccioso, ali há perturbação e toda a obra perversa” (Tiago 3:16). Esses são os frutos da sabedoria terrena, que está completamente alienada do Espírito Santo de Deus. Esta forma de sabedoria zomba das questões espirituais, levando as pessoas a se conformarem com o secularismo e a descrença em Deus, sucumbindo às mentiras do diabo:

“Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.” (Romanos 1:21,22)

Além disso, a sabedoria humana se revela na amarga inveja, alimentada pela cobiça por poder e status. Tiago já alertava sobre o perigo dessa cobiça por posições de liderança na igreja (leia Tiago 3:1). Esta sabedoria ilude o homem, levando-o a exaltar e glorificar a si mesmo, algo que só é devido a Deus:

“Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.” (1 Coríntios 1:31)

Essa inveja amarga, por sua vez, dá origem ao “espírito faccioso”, levando não apenas à vontade de possuir o que pertence a outros, mas também à tristeza pela alegria alheia. Essa atitude resulta em feridas profundas nos relacionamentos, tanto nas famílias quanto nas igrejas, à medida que as pessoas se inclinam a usar meios injustos para promover seus próprios interesses. Assim, ocorrem perturbações e a propagação de obras perversas, frequentemente associadas à mentira:

“Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.” (Tiago 3:14)

Portanto, devemos evitar a contenda e a vanglória, optando sempre pela humildade:

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo” (Filipenses 2:3).

Busquemos a sabedoria que procede de Deus, que está em Cristo Jesus, o nosso Senhor: Ele é a nossa verdadeira sabedoria! E “nós somos dEle, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.” (1 Coríntios 1:30)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Oferte o Valor de uma Bíblia

Doe R$ 35,00 para comprarmos bíblias para irmãs em Vila de Viana – África

Escola Bíblica (Quinta)

“Esperança e Perseverança: As Âncoras da Fé

Estudo Bíblico nos Lares

Evangelho de João – A Encarnação do Verbo

Culto pré-teens

“A vida que você vive tem feito Cristo conhecido?”

Clube Virtude

Nosso Clube + Adolescentes

Escola Bíblica (Domingo)

A Urgência da Missão

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!