Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

Leia Tiago 3:15,16

“Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso ali há perturbação e toda a obra perversa.”

Certamente, existem duas fontes de sabedoria: uma que vem do alto” e provém de Deus; e outra que é “terrena”, arquitetada pelo homem. A sabedoria humana, além de terrena, é “animal, diabólica” e Deus a considera tola:

Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” (1 Coríntios 1:20,21)

A sabedoria humana se baseia na razão, mas inevitavelmente leva ao fracasso, pois não pode resolver os problemas fundamentais da humanidade. Isso ocorre “porque onde há inveja e espírito faccioso, ali há perturbação e toda a obra perversa” (Tiago 3:16). Esses são os frutos da sabedoria terrena, que está completamente alienada do Espírito Santo de Deus. Esta forma de sabedoria zomba das questões espirituais, levando as pessoas a se conformarem com o secularismo e a descrença em Deus, sucumbindo às mentiras do diabo:

“Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.” (Romanos 1:21,22)

Além disso, a sabedoria humana se revela na amarga inveja, alimentada pela cobiça por poder e status. Tiago já alertava sobre o perigo dessa cobiça por posições de liderança na igreja (leia Tiago 3:1). Esta sabedoria ilude o homem, levando-o a exaltar e glorificar a si mesmo, algo que só é devido a Deus:

“Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.” (1 Coríntios 1:31)

Essa inveja amarga, por sua vez, dá origem ao “espírito faccioso”, levando não apenas à vontade de possuir o que pertence a outros, mas também à tristeza pela alegria alheia. Essa atitude resulta em feridas profundas nos relacionamentos, tanto nas famílias quanto nas igrejas, à medida que as pessoas se inclinam a usar meios injustos para promover seus próprios interesses. Assim, ocorrem perturbações e a propagação de obras perversas, frequentemente associadas à mentira:

“Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.” (Tiago 3:14)

Portanto, devemos evitar a contenda e a vanglória, optando sempre pela humildade:

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo” (Filipenses 2:3).

Busquemos a sabedoria que procede de Deus, que está em Cristo Jesus, o nosso Senhor: Ele é a nossa verdadeira sabedoria! E “nós somos dEle, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.” (1 Coríntios 1:30)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!