Leia Mateus 21:13:
“E disse-lhes Jesus: ‘Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões’”.
Quando foi a Jerusalém, Jesus não subiu a um palácio, mas sim ao Templo. Ao entrar, Jesus encontrou vendedores de animais e cambistas, que estavam lucrando com a venda de animais para os sacrifícios e com a troca de moedas estrangeiras por moedas locais, que eram necessárias para pagar o imposto do Templo, ou seja, estavam usando o local para fins comerciais.
Ao expulsar os vendedores e cambistas do Templo, derrubando suas mesas e cadeiras, Jesus justificou sua atitude dizendo: “Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração”. A expressão “Está escrito” refere-se à profecia do Antigo Testamento (leia Isaías 56:7), demonstrando assim o que deveria ser o verdadeiro propósito do Templo. Com uma clara repreensão das Escrituras, Jesus expôs como o Templo tinha sido mal utilizado e seu propósito corrompido, citando Jeremias 7:11: “Vós, porém, o tendes convertido em covil de ladrões“. Quando a hipocrisia é usada para disfarçar a iniquidade, pode-se dizer que a casa de oração se transforma em um covil de ladrões, onde os malfeitores espreitam e se escondem.
Por isso, a atitude de Jesus no Templo foi vista como um ato de purificação, pois Ele restaurou o propósito original do Templo como um lugar de adoração a Deus, livre de atividades comerciais; pois aqueles que roubam a honra de Deus são os piores ladrões (leia Malaquias 3:8). E, infelizmente, nos dias atuais, ainda existem grandes abusos e corrupções que afetam a igreja devido às práticas daqueles que buscam enriquecer através da piedade, fazendo dos ganhos mundanos o objetivo de sua suposta “santidade”. Essa falsa santidade se torna uma forma de obter lucros terrenos. A Bíblia nos orienta a nos afastar dessas pessoas, como está escrito:
“Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.”
(1 Timóteo 6:5)
Respostas de 2
Muito bom gostei do conteúdo
Louvado seja Deus!