Versículo-chave: “Não saiam de Jerusalém até o Pai enviar a promessa, conforme eu lhes disse antes.” (Atos 1:4 NVT)
O livro de Atos, escrito por Lucas, é uma continuação direta da narrativa apresentada por ele no Evangelho que leva seu nome. Esse relato também é endereçado a Teófilo, cujo nome pode ser interpretado como ““amigo de Deus” ou “amado por Deus”. Enquanto no Evangelho Lucas descreve o que “Jesus começou a fazer e a ensinar” (Atos 1:1 NVT); no livro de Atos, ele documenta as ações e os ensinamentos que Jesus continuou a realizar por meio de Seus discípulos.
Ao longo de Atos, somos introduzidos à natureza da Igreja e ao processo de sua formação. Também testemunhamos a proclamação das boas-novas da salvação alcançando diferentes povos, conduzidos por pessoas comuns e cheias de limitações, mas que foram chamadas por Cristo e capacitadas pelo poder do Espírito Santo.
Lucas ainda menciona que as últimas orientações de Jesus aos seus discípulos ocorreram no período entre sua morte e ascensão. Ele afirma que “durante os quarenta dias após Seu sofrimento e morte, Jesus apareceu aos apóstolos diversas vezes, apresentou muitas provas de que estava vivo e lhes falou do Reino de Deus” (Atos 1:3 NVT).
Antes de ser levado ao céu, Jesus deu uma instrução clara aos seus discípulos: “Não saiam de Jerusalém até o Pai enviar a promessa, conforme eu lhes disse antes” (Atos 1:4 NVT). Mas qual era essa promessa? Referia-se ao Espírito Santo, cuja chegada havia sido anunciada nas Escrituras (Isaías 32:15; Joel 2:28-32). No Evangelho, Lucas registra palavras semelhantes, embora com detalhes adicionais:
“Vocês são testemunhas dessas coisas. Agora, envio a vocês a promessa de meu Pai. Mas fiquem na cidade até que sejam revestidos do poder do céu.” (Lucas 24:48-49 NVT)
Essa promessa foi reforçada por Jesus ao registrar o testemunho de João Batista, que declarou batizar apenas com água, mas profetizou a vinda daquele que batizaria com o Espírito Santo (Lucas 3:16). Jesus então faz referência a esta declaração:
“João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo.” (Atos 1:5 NVT)
O verto “batizar” literalmente significa “imergir uma pessoa na água”, comumente relacionado à purificação. Quando o termo é aplicado ao Espírito, refere-se ao derramamento do Espírito por Deus e está associado ao perdão dos pecados (Atos 2:38). Portanto, o uso da voz passiva – “vocês serão batizados” – indica que o batismo com o Espírito Santo não depende dos nossos esforços, mas resulta exclusivamente da vontade soberana de Deus!