Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Leitura Bíblica: Gênesis 12:1-4; 13:14-17

Versículo-chave: “Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. Por meio de você, todas as famílias da terra serão abençoadas.” (Gênesis 12:3 NVT)

Gênesis 12 registra o momento em que Deus anuncia Sua obra por meio da descendência de Abraão para abençoar todas as nações. O relato do chamado de Abraão nos oferece um lembrete poderoso da lealdade e da provisão de Deus; e estabelece o pano de fundo para toda a narrativa – enquanto o Senhor opera através do povo de Israel para concretizar Seu propósito definitivo de redenção.

Abrão foi convocado a deixar sua terra, seus parentes e sua antiga identidade para assumir um novo caminho. Além disso, recebeu a promessa de que, por intermédio dele, “todas as famílias da terra” seriam “abençoadas”. Mas o que se passava na mente de Abrão? Ele tinha plena consciência da história da redenção – Abrão não estava respondendo a uma revelação vaga e duvidosa; ao contrário, ele conhecia a promessa divina de Gênesis 3:15, ou seja, possuía um referencial que lhe permitia compreender o chamado de Deus.

Sobre isso, Jesus declarou: “Seu pai Abraão exultou com a expectativa da minha vinda. Ele a viu e se alegrou” (João 8:56 NVT). Paulo, citando Gênesis 15:6, escreveu: “Pois as Escrituras dizem: ‘Abraão creu em Deus, e assim foi considerado justo’” (Romanos 4:3 NVT). Abrão sabia que a benção proferida sobre ele se relacionava ao Messias e que a promessa feita à “descendência da mulher” agora se estendia a ele e à sua linhagem. Sua visão de mundo estava moldada pela convicção de que fazia parte do propósito soberano de Deus.

Após a morte de seu pai em Harã, Abrão ouviu o chamado de Deus:

“O Senhor tinha dito a Abrão: ‘Deixe sua terra natal, seus parentes e a família de seu pai e vá à terra que eu lhe mostrarei’.” (Gênesis 12:1 NVT)

 A “terra natal” representava o ambiente onde crescera, com seus hábitos e tradições; os “parentes” representavam sua identidade familiar; e “a família de seu pai” refletia seus laços afetivos mais íntimos. A ordem de Deus era extremamente desafiadora, pois implicava abandonar tudo aquilo que, naquela época, constituía segurança, identidade e pertencimento. Mas Abrão obedeceu (Gênesis 12:4), agindo em função das palavras do Senhor. Seu nome, Abrão, que significa “pai exaltado”, posteriormente foi mudado para Abraão, que significa “pai de muitas nações” (Gênesis 17:1-5).

“Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. Por meio de você, todas as famílias da terra serão abençoadas.” (Gênesis 12:3 NVT)

O Senhor prometeu a Abrão que dele viria uma grande nação (Gênesis 18:18), e seus descendentes se tornariam o povo de Deus. Ele os estabeleceria como Seus representantes para serem luz às outras nações. Deus também prometeu favorecer Abrão com longevidade, bem-estar e prosperidade (Gênesis 13:2; 15:15; 24:1). Assim, o Senhor abençoaria aqueles que tratassem Abrão e sua descendência com benevolência, e amaldiçoaria aqueles que se opusessem a eles. Além disso, “todas as famílias da terra” seriam alcançadas pela bênção que fluiria de sua linhagem. A bênção veio sobre Abrão mediante sua fé e confiança no sacrifício do Redentor prometido:

“Por meio de Cristo Jesus, os gentios foram abençoados com a mesma bênção de Abraão, para que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.” (Gálatas 3:13-14 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!