Leitura Bíblica: Atos 7:1-60
Versículo-chave: “Que profeta seus antepassados não perseguiram? Mataram até aqueles que predisseram a vinda do Justo, a quem vocês traíram e assassinaram!” (Atos 7:52 NVT)
Estêvão é um exemplo de testemunha fiel que proclamou a verdade mesmo sob falsas acusações. Quando questionado pelo sumo sacerdote: “Estas acusações são verdadeiras?” (Atos 7:1 NVT), ele proclamou em alta voz a mensagem do Evangelho.
Ao se defender, Estêvão refutou indiretamente as acusações de ter falado contra a lei de Moisés e se posicionou como um apoiador dela. Ele repreende os judeus por não obedecerem à revelação divina dada a eles no Antigo Testamento e por rejeitarem o Messias. Assim, sua defesa se inseriu na narrativa mais ampla de Atos, demonstrando que os judeus, os primeiros a receberem o anúncio do Evangelho, o repudiaram, abrindo caminho para que a mensagem fosse direcionada aos gentios.
Estêvão enfatiza que Deus não está limitado ao Templo (Atos 7:48-50) e destaca que, historicamente, os judeus sempre resistiram ao Espírito Santo. Eles perseguiram e resistiram aos profetas enviados por Deus, chegando ao ponto de rejeitar e matar, inclusive, Jesus.
“Que profeta seus antepassados não perseguiram? Mataram até aqueles que predisseram a vinda do Justo, a quem vocês traíram e assassinaram!” (Atos 7:52 NVT)
O Evangelho sempre expõe o erro, mas os homens, em sua natureza caída, não querem assumir sua culpa nem mudar de atitude. A menos que Deus intervenha para transformar suas mentes e corações, continuarão em rebeldia, reagindo com incredulidade e hostilidade. As palavras de Estêvão enfureceram os líderes judeus, levando-os a demonstrar sua ira rangendo os dentes contra ele.
“Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para o céu e viu a glória de Deus, e viu Jesus em pé no lugar de honra, à direita de Deus. ‘Olhem!’, disse ele. ‘Vejo os céus abertos e o Filho do Homem em pé no lugar de honra, à direita de Deus!’.” (Atos 7:55-56 NVT)
Os membros do conselho, enfurecidos, gritaram e taparam os ouvidos para não mais escutá-lo. Estêvão foi agarrado, levado para fora da cidade e apedrejado até morrer. Durante o apedrejamento, ele expressou palavras semelhantes às de Jesus na cruz (Lucas 23:34):
“‘Senhor Jesus, recebe o meu espírito’. Então caiu de joelhos e gritou: ‘Senhor, não os culpes por este pecado!’. E, com isso, adormeceu.” (Atos 7:59-60 NVT)
Devemos lembrar do exemplo de Estêvão ao enfrentarmos desafios semelhantes: a verdade jamais deve ser negociada, e nossa postura deve refletir a de Cristo Jesus, o nosso Senhor!
DICA IMPORTANTE💡
Caso você tenha interesse em fazer um devocional mais detalhado no capítulo 7 do livro de Atos – sobre o discurso de Estêvão – seguem indicações:
Respostas de 2
muito bom,nós despertando esentivo para focarmos mais na palavra
Louvado seja Deus! ❤️💕