Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Atos dos Apóstolos

Leitura Bíblica: Atos 7:1-60

Versículo-chave: “Que profeta seus antepassados não perseguiram? Mataram até aqueles que predisseram a vinda do Justo, a quem vocês traíram e assassinaram!” (Atos 7:52 NVT)

Estêvão é um exemplo de testemunha fiel que proclamou a verdade mesmo sob falsas acusações. Quando questionado pelo sumo sacerdote: “Estas acusações são verdadeiras?” (Atos 7:1 NVT), ele proclamou em alta voz a mensagem do Evangelho.

Ao se defender, Estêvão refutou indiretamente as acusações de ter falado contra a lei de Moisés e se posicionou como um apoiador dela. Ele repreende os judeus por não obedecerem à revelação divina dada a eles no Antigo Testamento e por rejeitarem o Messias. Assim, sua defesa se inseriu na narrativa mais ampla de Atos, demonstrando que os judeus, os primeiros a receberem o anúncio do Evangelho, o repudiaram, abrindo caminho para que a mensagem fosse direcionada aos gentios.

Estêvão enfatiza que Deus não está limitado ao Templo (Atos 7:48-50) e destaca que, historicamente, os judeus sempre resistiram ao Espírito Santo. Eles perseguiram e resistiram aos profetas enviados por Deus, chegando ao ponto de rejeitar e matar, inclusive, Jesus.

“Que profeta seus antepassados não perseguiram? Mataram até aqueles que predisseram a vinda do Justo, a quem vocês traíram e assassinaram!” (Atos 7:52 NVT)

O Evangelho sempre expõe o erro, mas os homens, em sua natureza caída, não querem assumir sua culpa nem mudar de atitude. A menos que Deus intervenha para transformar suas mentes e corações, continuarão em rebeldia, reagindo com incredulidade e hostilidade. As palavras de Estêvão enfureceram os líderes judeus, levando-os a demonstrar sua ira rangendo os dentes contra ele.

“Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para o céu e viu a glória de Deus, e viu Jesus em pé no lugar de honra, à direita de Deus. ‘Olhem!’, disse ele. ‘Vejo os céus abertos e o Filho do Homem em pé no lugar de honra, à direita de Deus!’.” (Atos 7:55-56 NVT)

Os membros do conselho, enfurecidos, gritaram e taparam os ouvidos para não mais escutá-lo. Estêvão foi agarrado, levado para fora da cidade e apedrejado até morrer. Durante o apedrejamento, ele expressou palavras semelhantes às de Jesus na cruz (Lucas 23:34):

“‘Senhor Jesus, recebe o meu espírito’. Então caiu de joelhos e gritou: ‘Senhor, não os culpes por este pecado!’. E, com isso, adormeceu.” (Atos 7:59-60 NVT)

Devemos lembrar do exemplo de Estêvão ao enfrentarmos desafios semelhantes: a verdade jamais deve ser negociada, e nossa postura deve refletir a de Cristo Jesus, o nosso Senhor!

DICA IMPORTANTE💡

Caso você tenha interesse em fazer um devocional mais detalhado no capítulo 7 do livro de Atos – sobre o discurso de Estêvão – seguem indicações:

Devocionais IBEC – 29/05-24

Devocionais IBEC – 30/05/24

Devocionais IBEC – 31/05/24

Devocionais IBEC – 01/06/24

Devocionais IBEC – 02/06/24

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!