Leia Atos 19:18,20
“E muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos. Assim a Palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia.”
Após o incidente envolvendo os sete filhos de Ceva, “muitos dos que tinham crido” – possivelmente já batizados – “vinham, confessando e publicando os seus feitos”. É possível que tenham ficado profundamente assustados com a demonstração do poder do Senhor Jesus e tenham decidido expor as pecaminosidades secretas que pesavam em suas mentes. De fato, quando há um verdadeiro arrependimento pelo pecado, a confissão franca costuma acompanhá-lo.
Outro fato registrado foi que muitos dos que praticavam artes mágicas trouxeram seus livros e os queimaram diante de todos (leia Atos 19:19). Éfeso era conhecida por ser um local onde essas práticas mágicas eram comuns, e os efésios haviam adquirido diversos livros desse tipo. Com certeza, eles também tinham contratado professores particulares para ensiná-los nestas magias – tais como adivinhação, astrologia crítica, horóscopo, interpretação de sonhos e outras práticas semelhantes. O interessante nesse episódio é que eles não apenas foram convencidos de seus pecados, mas, como um ato genuíno de arrependimento, estavam determinados a abandonar essas práticas idólatras queimando seus livros.
“Assim a Palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia”, acrescentando muitos à igreja. Quando pessoas que parecem menos propensas a crer, do ponto de vista humano, e mais propensas a se opor à proclamação da Palavra são levadas à obediência do Evangelho, testemunhamos a Palavra do Senhor crescendo poderosamente. Quando as pessoas mortificam sua carne, abandonam hábitos depravados, interrompem costumes malignos e renunciam a pecados, testemunhamos a Palavra do Senhor prevalecendo poderosamente.
É importante observar que aqueles que confessaram e publicaram seus feitos, bem como aqueles que queimaram seus livros, não foram coagidos nem pressionados. As confissões foram feitas voluntariamente, testemunhando publicamente a alegria que sentiam por terem sido convertidos dessas práticas malignas, assim como Mateus, que ofereceu um grande banquete quando Jesus o chamou (leia Mateus 5:27-29).
Quem mais pode convencer o ser humano de seus pecados senão a própria Palavra de Deus? Afinal “a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4:12). Quando Deus age por meio do Espírito, a Palavra convence, converte e conforta poderosamente.
Portanto, exponha-se à Palavra e permita que ela cresça e prevaleça poderosamente em sua vida!