Leitura Bíblica: Tiago 1:16
Versículo-chave: “Não se deixem enganar, meus amados irmãos.” (Tiago 1:16 NVT)
Reconhecer que Jesus, o Filho de Deus, “enfrentou as mesmas tentações que nós, mas nunca pecou” (Hebreus 4:15 NVT), deve despertar em nós o desejo de imitá-Lo. Pois, “uma vez que Ele próprio passou por sofrimento e tentação, é capaz de ajudar aqueles que são tentados” (Hebreus 2:18 NVT).
Depois de ser batizado, Jesus “foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo” (Mateus 4:1 NVT). Após jejuar quarenta dias e quarenta noites, sentiu fome. Nesse momento, antes de instigá-Lo a transformar pedras em pães, o diabo tentou semear uma dúvida:
“Se você é o Filho de Deus, ordene que estas pedras se transformem em pães.” (Mateus 4:3 NVT)
Essa mesma estratégia já havia sido usada com Eva: Essa mesma estratégia já havia sido usada com Eva: “Deus realmente disse que vocês não devem comer do fruto de nenhuma das árvores do jardim?” (Gênesis 3:1 NVT). Do mesmo modo, hoje ele também nos instiga a pecar contra o Senhor: “Continue, isso não é errado, todos fazem a mesma coisa!”.
Além de tentar colocar em xeque a identidade do Filho de Deus, o diabo tentou Jesus nas necessidades básicas, na presunção e na ambição de poder (Mateus 4:3,6,8-9). Quando Eva foi enganada, sua atenção também se voltou para esses três pontos:
“A mulher viu que a árvore era linda [concupiscência dos olhos], e que seu fruto parecia delicioso [concupiscência da carne], e desejou a sabedoria que ele lhe daria [soberba da vida].” (Gênesis 3:6 NVT)
Da mesma forma acontece conosco: diariamente somos tentados pelo “desejo intenso por prazer físico, o desejo intenso por tudo que vemos e o orgulho de nossas realizações e bens” (1 João 2:16 NVT). E, além de alimentar dúvidas e desejos, o diabo também distorce a Palavra de Deus para nos seduzir:
“‘É claro que vocês não morrerão!’, a serpente respondeu à mulher. ‘Deus sabe que, no momento em que comerem do fruto, seus olhos se abrirão e, como Deus, conhecerão o bem e o mal’.” (Gênesis 3:4-5 NVT)
“Se você é o Filho de Deus, salte daqui. Pois as Escrituras dizem: ‘Ele ordenará a seus anjos que o protejam. Eles o sustentarão com as mãos, para que não machuque o pé em alguma pedra’.” (Mateus 4:6 NVT)
Qual é, então, a saída? Manter o olhar firme em Jesus, lembrando que somente nEle encontramos escape da tentação. Portanto, “não se deixem enganar, meus amados irmãos!” (Tiago 1:16 NVT). Mas “estejam atentos! Tomem cuidado com seu grande inimigo, o diabo, que anda como um leão rugindo à sua volta, à procura de alguém para devorar” (1 Pedro 5:8 NVT).