Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Tiago

Leitura Bíblica: Tiago 1:14-15

Versículo-chave: “A tentação vem de nossos próprios desejos, que nos seduzem e nos arrastam.” (Tiago 1:14 NVT)

Um cristão maduro aprende a clamar por sabedoria e perseverar durante as provações; mas o cristão imaturo tende a convertê-las em tentações. Em tempos de adversidade, é comum sermos tentados a duvidar do cuidado e da soberania de Deus. Nesses momentos, o inimigo nos apresenta uma falsa saída das provações, transformando-as em tentação.

A tentação, em sua natureza, pode se manifestar de várias maneiras que, sob determinados contextos, tem o poder de atrair e desviar os pensamentos e afetos de alguém da fidelidade a Deus, conduzindo-o ao pecado. Essas tentações podem ser externas – através das atrações deste mundo e das enganosas propostas de Satanás, ou internas – a partir das inclinações corrompidas que ainda habitam em nós como inveja, lascívia, pensamentos impuros, ambição, desejo de vingança, entre outros.

“Porque o mundo oferece apenas o desejo intenso por prazer físico, o desejo intenso por tudo que vemos e o orgulho de nossas realizações e bens. Isso não provém do Pai, mas do mundo.” (1 João 2:16 NVT)

Todos nós enfrentamos tentações que, muitas vezes, “vem de nossos próprios desejos, que nos seduzem e nos arrastam” (Tiago 1:14 NVT). Esses “desejos” representam a busca de satisfação à parte da vontade de Deus. Por exemplo, comer é uma necessidade natural, mas a gula é um pecado. Portanto, é indispensável governar nossos desejos, em vez de sermos governados por eles, para não sermos iludidos por nossas próprias paixões.

Quando cedemos às tentações, “esses desejos dão à luz o pecado, e quando o pecado se desenvolve plenamente, gera a morte” (Tiago 1:15 NVT). Em outras palavras, ceder “aos nossos próprios desejos” resulta em pecado, que tem como salário a morte (Romanos 6:23). Ser tentado em si não é um pecado, o erro está em ceder à tentação.

Um detalhe importante é que a tentação sempre vem acompanhada da tentativa de semear dúvida sobre o amor de Deus.

Como ocorreu com Eva:

“É só do fruto da árvore que está no meio do jardim que não podemos comer. Deus disse: ‘Não comam e nem sequer toquem no fruto daquela árvore; se o fizerem, morrerão’. ‘É claro que vocês não morrerão!’, a serpente respondeu à mulher. ‘Deus sabe que, no momento em que comerem do fruto, seus olhos se abrirão e, como Deus, conhecerão o bem e o mal’.” (Gênesis 3:3-5 NVT)

E também com Jesus no deserto:

“O tentador veio e lhe disse: ‘Se você é o Filho de Deus, ordene que estas pedras se transformem em pães… Então o diabo o levou à cidade santa, até o ponto mais alto do templo, e disse: ‘Se você é o Filho de Deus, salte daqui’.” (Mateus 4:3,5,6 NVT)

Confiar no amor e na bondade de Deus é a arma mais eficaz contra a tentação. É melhor padecer de fome em obediência a Deus, do que estar saciado vivendo em desobediência. Por isso, “não se deixem enganar, meus amados irmãos!” (Tiago 1:16 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

fale
conosco

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

Agendar
Horário

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!