Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Tiago

Leitura Bíblica: Tiago 1:14-15

Versículo-chave: “A tentação vem de nossos próprios desejos, que nos seduzem e nos arrastam.” (Tiago 1:14 NVT)

Um cristão maduro aprende a clamar por sabedoria e perseverar durante as provações; mas o cristão imaturo tende a convertê-las em tentações. Em tempos de adversidade, é comum sermos tentados a duvidar do cuidado e da soberania de Deus. Nesses momentos, o inimigo nos apresenta uma falsa saída das provações, transformando-as em tentação.

A tentação, em sua natureza, pode se manifestar de várias maneiras que, sob determinados contextos, tem o poder de atrair e desviar os pensamentos e afetos de alguém da fidelidade a Deus, conduzindo-o ao pecado. Essas tentações podem ser externas – através das atrações deste mundo e das enganosas propostas de Satanás, ou internas – a partir das inclinações corrompidas que ainda habitam em nós como inveja, lascívia, pensamentos impuros, ambição, desejo de vingança, entre outros.

“Porque o mundo oferece apenas o desejo intenso por prazer físico, o desejo intenso por tudo que vemos e o orgulho de nossas realizações e bens. Isso não provém do Pai, mas do mundo.” (1 João 2:16 NVT)

Todos nós enfrentamos tentações que, muitas vezes, “vem de nossos próprios desejos, que nos seduzem e nos arrastam” (Tiago 1:14 NVT). Esses “desejos” representam a busca de satisfação à parte da vontade de Deus. Por exemplo, comer é uma necessidade natural, mas a gula é um pecado. Portanto, é indispensável governar nossos desejos, em vez de sermos governados por eles, para não sermos iludidos por nossas próprias paixões.

Quando cedemos às tentações, “esses desejos dão à luz o pecado, e quando o pecado se desenvolve plenamente, gera a morte” (Tiago 1:15 NVT). Em outras palavras, ceder “aos nossos próprios desejos” resulta em pecado, que tem como salário a morte (Romanos 6:23). Ser tentado em si não é um pecado, o erro está em ceder à tentação.

Um detalhe importante é que a tentação sempre vem acompanhada da tentativa de semear dúvida sobre o amor de Deus.

Como ocorreu com Eva:

“É só do fruto da árvore que está no meio do jardim que não podemos comer. Deus disse: ‘Não comam e nem sequer toquem no fruto daquela árvore; se o fizerem, morrerão’. ‘É claro que vocês não morrerão!’, a serpente respondeu à mulher. ‘Deus sabe que, no momento em que comerem do fruto, seus olhos se abrirão e, como Deus, conhecerão o bem e o mal’.” (Gênesis 3:3-5 NVT)

E também com Jesus no deserto:

“O tentador veio e lhe disse: ‘Se você é o Filho de Deus, ordene que estas pedras se transformem em pães… Então o diabo o levou à cidade santa, até o ponto mais alto do templo, e disse: ‘Se você é o Filho de Deus, salte daqui’.” (Mateus 4:3,5,6 NVT)

Confiar no amor e na bondade de Deus é a arma mais eficaz contra a tentação. É melhor padecer de fome em obediência a Deus, do que estar saciado vivendo em desobediência. Por isso, “não se deixem enganar, meus amados irmãos!” (Tiago 1:16 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!