Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Tiago

Leitura Bíblica: Tiago 5:17-18

Versículo-chave: “Elias era humano como nós e, no entanto, quando orou insistentemente para que não caísse chuva, não choveu durante três anos e meio.” (Tiago 5:17 NVT)

Para concluir seu ensinamento sobre a oração do justo, Tiago apresenta como exemplo a figura de Elias. A escolha do autor tem como objetivo evidenciar que Elias não era um semideus, mas era “humano como nós”, sujeito a limitações e fragilidades comuns a todos.

O termo grego homoiopathés é um adjetivo formado pelas palavras homoios (semelhante) e páthos (sofrimento, emoção), e descreve alguém que compartilha da mesma natureza que outro. Essa expressão é usada para realçar a humanidade compartilhada entre Elias e os cristãos, especialmente para mostrar que, embora fosse profeta, Elias estava exposto às mesmas fraquezas, temores, impulsos e provações que qualquer servo de Deus.

Tiago prossegue afirmando que, mesmo sendo “humano como nós”, Elias “orou insistentemente para que não caísse chuva, e não choveu durante três anos e meio”. Ainda que o relato de 1 Reis 17:1 não mencione explicitamente uma oração verbal pedindo o cessar da chuva, Elias é retratado como um homem de oração constante, em íntima comunhão com o Senhor:

“Elias, que era de Tisbe, em Gileade, disse ao rei Acabe: ‘Tão certo como vive o Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá orvalho nem chuva durante os próximos anos, até que eu ordene!’.”

O poder de sua oração não estava em alguma virtude natural, mas em sua profunda harmonia com a vontade de Deus. Assim, Tiago utiliza o exemplo do profeta para encorajar os cristãos aflitos e abatidos, demonstrando que a oração perseverante de um justo comum pode gerar grandes resultados, mesmo em tempos de decadência espiritual.

“Então ele orou outra vez e o céu enviou chuva, e a terra começou a produzir suas colheitas.” (Tiago 5:18 NVT)

Elias é apresentado como um modelo de fé e de intercessão humilde. Ele não foi poupado de medo, exaustão, solidão ou abatimento espiritual (1 Reis 19:1–4), mas, sendo “humano como nós”, orou e foi atendido. Assim como Elias se colocou diante de um povo infiel clamando por restauração, nós também, como cristãos, somos chamados a interceder pelos irmãos doentes, pecadores, dispersos ou enfraquecidos.

Tiago não busca provar um milagre, mas ressaltar que Deus respondeu à oração de um homem justo e comum. Isso deve nos servir de encorajamento: o poder da oração não está naquele que ora, mas em Deus, que responde conforme Sua soberana vontade. O propósito de Tiago também não é afirmar que Deus sempre responderá da mesma forma às orações relacionadas a fenômenos naturais (como seca ou chuva), mas enfatizar que Ele ouve a oração do justo.

Assim, a oração é poderosa e produz grandes resultados quando é expressão genuína de uma fé alinhada aos propósitos divinos. Portanto, se “Elias era humano como nós” e Deus ouviu sua súplica, podemos confiar: Ele também ouvirá a nossa.

Oremos! 🙌

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!