Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Efésios

Leitura Bíblica: Efésios 4:28-29

Versículo-chave: “Quem é ladrão, pare de roubar. Em vez disso, use as mãos para trabalhar com empenho e honestidade e, assim, ajudar generosamente os necessitados.” (Efésios 4:28 NVT)

A terceira prática mencionada por Paulo, e que não deve existir na vida de um cristão, é o roubo:

“Quem é ladrão, pare de roubar. Em vez disso, use as mãos para trabalhar com empenho e honestidade e, assim, ajudar generosamente os necessitados.” (Efésios 4:28 NVT)

Aqui, a orientação é: “não” ao roubo, e “sim” ao trabalho honesto. “Roubar” significa tomar de forma ilícita aquilo que não é seu. Portanto, não se limita ao assalto explícito, mas inclui, por exemplo, sonegar impostos, negligenciar suas tarefas na ausência do líder, promover propaganda enganosa sobre um produto ou cobrar valores excessivos.

O roubo era algo comum e até culturalmente aceitável no contexto pagão dos efésios. Por isso Paulo afirma: “Quem é ladrão, pare de roubar”. O que antes vivia da desonestidade, agora deveria empenhar-se no trabalho não apenas para suprir suas próprias necessidades (2 Tessalonicenses 3:10-12), mas também para socorrer o necessitado (Atos 20:35). O apóstolo não limita a recomendação à honestidade; ele a amplia, chamando o cristão à generosidade.

O propósito de trabalhar “com empenho e honestidade” não deve se restringir a satisfazer desejos supérfluos, mas visar o ato de “ajudar generosamente os necessitados”. Paulo não ensina que o trabalhador deva ignorar suas obrigações pessoais ou compromissos financeiros, mas sim, que sua motivação seja projetada para além de si mesmo, alcançando o próximo.

“Evitem o linguajar sujo e insultante. Que todas as suas palavras sejam boas e úteis, a fim de dar ânimo àqueles que as ouvirem.” (Efésios 4:29 NVT)

Aqui, a orientação é: “não” às palavras sujas, e “sim” às palavras que edificam. Paulo agora se volta das nossas mãos para nossa boca. O “linguajar sujo e insultante” ou “palavra torpe” (ARC), trazia, no contexto original, a ideia de uma árvore deteriorada, que produzia frutos podres, incapaz de produzir frutos bons — portanto, sem utilidade. Um discípulo de Cristo não deve ser conhecido por conversas levianas ou piadas indecentes; mais do que isso, não deve aprovar, se divertir, nem dar espaço para tais coisas.

A Bíblia adverte que prestaremos contas, no dia do juízo, por todas as palavras inúteis que proferimos:

“A pessoa boa tira coisas boas do tesouro de um coração bom, e a pessoa má tira coisas más do tesouro de um coração mau. Eu lhes digo: no dia do juízo, vocês prestarão contas de toda palavra inútil que falarem.” (Mateus 12:35-36 NVT)

Nossas palavras devem ser proveitosas, oportunas, necessárias e capazes de “dar ânimo àqueles que as ouvirem”. Isso não significa evitar confrontos quando forem necessários, nem ignorar problemas; mas indica que, mesmo ao corrigir, devemos fazê-lo com o objetivo de construir, e não de destruir.

Dessa forma, não basta deixar o roubo de lado — é preciso exercer um trabalho honesto e repartir com quem precisa. Não basta evitar proferir palavras torpes, é indispensável usar a boca para edificar e encorajar. O chamado de Cristo é viver de tal maneira que tanto nossas mãos quanto nossa fala sejam instrumentos de graça (Tiago 1:26-27). Que nossas ações reflitam o caráter do Senhor e nossas palavras transmitam Seu amor, para que, em tudo, Ele seja exaltado!

“Que a mensagem a respeito de Cristo, em toda a sua riqueza, preencha a vida de vocês. Ensinem e aconselhem uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais com o coração agradecido.”  (Colossenses 3:16 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

fale
conosco

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

Agendar
Horário

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!