Leitura Bíblica: Efésios 4:20-24
Versículo-chave: “Deixem que o Espírito renove seus pensamentos e atitude.” (Efésios 4:23 NVT)
Paulo agora vai contrapor o modo de viver dos incrédulos com a nova vida em Cristo. Primeiramente, ele exorta os efésios a não viverem como os demais gentios. Em seguida, inicia sua argumentação teológica afirmando: “não foi isso que vocês aprenderam de Cristo” (Efésios 4:20 NVT).
De Cristo, eles não receberam um padrão de vida corrompido. Ao observá-Lo, não se aprende a praticar o pecado (1 João 3:5-6). Quem é instruído por Cristo aprende a verdade a respeito dEle, pois Ele mesmo é a verdade. Cristo é o padrão absoluto de santidade, não de iniquidade!
Paulo declara que, tendo compreendido o Evangelho, os cristãos devem viver de maneira condizente com a salvação recebida. De que forma? Abandonando (despojando-se) a velha natureza, renovando a mente e revestindo-se do novo homem.
“Livrem-se de sua antiga natureza e de seu velho modo de viver, corrompido pelos desejos impuros e pelo engano.” (Efésios 4:22 NVT)
Neste versículo, o apóstolo faz referência à existência anterior à conversão, enfatizando que o “velho modo de viver” precisa ser deixado para trás. Pela graça de Deus em Cristo, aqueles que estavam mortos em transgressões e pecados foram resgatados. Agora, devem caminhar segundo essa salvação, como alguém que se desfaz de roupas gastas para vestir trajes novos, pois sua vida foi transformada.
O “velho modo de viver” ou “velho homem” descreve a condição do indivíduo antes de experimentar a salvação pela graça, tanto em sua essência quanto em suas ações pecaminosas (Efésios 2:1-3). O “novo homem” representa a nova posição que o cristão ocupa em Cristo Jesus (Romanos 6:6; Efésios 2:6).
“Deixem que o Espírito renove seus pensamentos e atitude.” (Efésios 4:23 NVT)
Aqui, Paulo trata da regeneração. Antes, vivíamos segundo a velha natureza e seu modo pecaminoso de viver. Porém, em Cristo, fomos regenerados — passamos pelo novo nascimento. Entretanto, para nos revestirmos plenamente do novo homem, é indispensável que sejamos primeiramente renovados em nossa mente.
Em Cristo, já fomos iluminados pelo Espírito em nosso entendimento, de modo que agora discernimos o que Deus requer. Quanto mais mergulhamos em Sua Palavra, mais damos espaço para que o Espírito Santo transforme nossos pensamentos e atitudes. E, quanto mais essa renovação ocorre, mais adequadamente nos “vestimos” e mais coerente é a nossa maneira de viver (Colossenses 1:10).
“…e revistam-se de sua nova natureza, criada para ser verdadeiramente justa e santa como Deus” (Efésios 4:24 NVT)
O crescimento espiritual se dá de forma contínua, à medida que o Espírito Santo nos instrui a viver de acordo com a “nova natureza”, criada por Deus para viver em justiça e santidade procedentes da verdade. Uma vez salvos, temos o dever de conduzir nossa vida conforme essa obra divina realizada em nós.
Portanto, que a nossa oração seja para que o Senhor nos conceda profundo temor e reverência, a fim de não vivermos como se tal obra redentora não tivesse acontecido. Um dia, estávamos sem Cristo, vivendo no mundo sem Deus e sem esperança; mas o Senhor, em Seu amor, nos resgatou por meio de Jesus. Que nosso modo de viver seja inteiramente comprometido com o Evangelho que nos alcançou e que agora anunciamos.
🙌