Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Leia Tiago 2:17

Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.”

Por que enfatizamos tanto a importância da fé? Porque no cristianismo, a fé é fundamental. Segundo as Escrituras, o pecador é salvo pela fé, um dom concedido por Deus (leia Efésios 2:8,9); o justo vive pela fé (leia Romanos 1:17). Além disso, sem fé, é impossível agradar a Deus (leia Hebreus 11:6). E tudo o que é feito sem fé é considerado pecado (leia Romanos 14:23). A fé, portanto, é a confiança inabalável na veracidade da Palavra de Deus!

Por isso, a fé não deve ser apenas uma convicção teórica, mas precisa ser evidenciada por uma vida santificada e prática da piedade. O apóstolo Tiago, inspirado pelo Espírito Santo, nos lembra de que a fé desprovida de obras é inútil:

“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? Se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: ‘Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos’; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?” (Tiago 2:14-16)

Esse exemplo nos desafia a examinar se nossa fé é apenas intelectual, concordando com verdades teológicas, mas sem transformação prática. A fé genuína se manifesta não apenas em palavras, mas em ações concretas. Se vemos um irmão ou irmã necessitado, não devemos apenas expressar compaixão verbal, mas também agir para suprir suas necessidades.

Tiago continua enfatizando que:

Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.”

Como cristãos, somos chamados a crer em Jesus, mas também a viver de maneira que nossas ações reflitam nossa fé. Comida e roupa são necessidades básicas e, como cristãos, devemos também expressar nossa fé suprindo as necessidades dos outros, “mas principalmente aos domésticos da fé” (leia Gálatas 6:10). As obras dão vida à nossa fé. Sendo assim, sem obras que revelam uma vida dedicada a Deus e ao próximo, a fé “é morta em si mesma.

Vale ressaltar que nossas obras não nos salvam; a salvação é um dom gratuito de Deus, recebido pela fé em Jesus:

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” (Romanos 3:23,24)

No entanto, se nossa fé em Jesus é apenas acreditar, “até os demônios o creem, e estremecem” (leia Tiago 2:19). Se a fé não se traduz em ações que demonstram amor e compaixão pelos outros, então ela é vazia. A fé salvífica transforma vidas e nos leva a amar de forma prática:

Sabemos o que é o amor porque Jesus deu sua vida por nós. Portanto, também devemos dar nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tem recursos suficientes para viver bem e vê um irmão em necessidade, mas não mostra compaixão, como pode estar nele o amor de Deus? Filhinhos, não nos limitemos a dizer que amamos uns aos outros; demonstremos a verdade por meio de nossas ações.” (1 João 3:16-18)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

IV Conferência Crianças em Cristo

Cristo, a Esperança da Glória

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.