Leia Tiago 2:17
“Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.”
Por que enfatizamos tanto a importância da fé? Porque no cristianismo, a fé é fundamental. Segundo as Escrituras, o pecador é salvo pela fé, um dom concedido por Deus (leia Efésios 2:8,9); o justo vive pela fé (leia Romanos 1:17). Além disso, sem fé, é impossível agradar a Deus (leia Hebreus 11:6). E tudo o que é feito sem fé é considerado pecado (leia Romanos 14:23). A fé, portanto, é a confiança inabalável na veracidade da Palavra de Deus!
Por isso, a fé não deve ser apenas uma convicção teórica, mas precisa ser evidenciada por uma vida santificada e prática da piedade. O apóstolo Tiago, inspirado pelo Espírito Santo, nos lembra de que a fé desprovida de obras é inútil:
“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? Se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: ‘Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos’; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?” (Tiago 2:14-16)
Esse exemplo nos desafia a examinar se nossa fé é apenas intelectual, concordando com verdades teológicas, mas sem transformação prática. A fé genuína se manifesta não apenas em palavras, mas em ações concretas. Se vemos um irmão ou irmã necessitado, não devemos apenas expressar compaixão verbal, mas também agir para suprir suas necessidades.
Tiago continua enfatizando que:
“Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.”
Como cristãos, somos chamados a crer em Jesus, mas também a viver de maneira que nossas ações reflitam nossa fé. Comida e roupa são necessidades básicas e, como cristãos, devemos também expressar nossa fé suprindo as necessidades dos outros, “mas principalmente aos domésticos da fé” (leia Gálatas 6:10). As obras dão vida à nossa fé. Sendo assim, sem obras que revelam uma vida dedicada a Deus e ao próximo, a fé “é morta em si mesma”.
Vale ressaltar que nossas obras não nos salvam; a salvação é um dom gratuito de Deus, recebido pela fé em Jesus:
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” (Romanos 3:23,24)
No entanto, se nossa fé em Jesus é apenas acreditar, “até os demônios o creem, e estremecem” (leia Tiago 2:19). Se a fé não se traduz em ações que demonstram amor e compaixão pelos outros, então ela é vazia. A fé salvífica transforma vidas e nos leva a amar de forma prática:
“Sabemos o que é o amor porque Jesus deu sua vida por nós. Portanto, também devemos dar nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tem recursos suficientes para viver bem e vê um irmão em necessidade, mas não mostra compaixão, como pode estar nele o amor de Deus? Filhinhos, não nos limitemos a dizer que amamos uns aos outros; demonstremos a verdade por meio de nossas ações.” (1 João 3:16-18)