Leitura Bíblica: Marcos 14:22-23
Versículos-chave: “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e o abençoou […] Então tomou o cálice de vinho e agradeceu a Deus.” (Marcos 14:22,23 NVT)
Jesus abençoou e partiu o pão; pegou o cálice e deu graças. O pão e o vinho simbolizam Seu corpo entregue e Seu sangue derramado. Com esses símbolos, Ele instituiu a Ceia:
“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e o abençoou. Em seguida, partiu-o em pedaços e deu aos discípulos, dizendo: ‘Tomem, porque este é o meu corpo’. Então tomou o cálice de vinho e agradeceu a Deus. Depois, entregou-o aos discípulos, e todos beberam. Então Jesus disse: ‘Este é o meu sangue, que confirma a aliança. Ele é derramado como sacrifício por muitos’.” (Marcos 14:22-24 NVT)
Antes de participar dos elementos da Ceia, os discípulos foram conduzidos por Jesus a uma reflexão pessoal (Marcos 14:18). Jesus desejava despertar na mente de Seus discípulos aquela sondagem do coração, que Marcos descreve de maneira tão clara:
“Aflitos, eles protestaram: ‘Certamente não serei eu!’.” (Marcos 14:19 NVT)
O momento da Ceia do Senhor deve ser marcado por um exame honesto e cuidadoso de si mesmo. Participar desses elementos de maneira leviana, sem uma fé genuína, é desonrar o profundo significado deste ato solene. Portanto, afirmar que a Ceia é para todos, independentemente de como participem, é distorcer o ensino bíblico!
Quando, como cristãos, nos recusamos participar da Ceia, estamos desobedecendo uma das ordenanças de Cristo e, consequentemente, pecando. Da mesma forma, não podemos nos aproximar da mesa do Senhor como se fosse uma mera formalidade, sem qualquer reverência, pois estaríamos cometendo uma grave transgressão.
Qual, então, é a forma apropriada de nos achegarmos à Ceia? Devemos fazê-lo como servos leais ao Senhor, vivendo em conformidade com a fé que professamos. Dessa maneira, poderemos participar com reverência, esperança e plena confiança.
“Porque cada vez que vocês comem desse pão e bebem desse cálice, anunciam a morte do Senhor até que Ele venha. Assim, quem come do pão ou bebe do cálice do Senhor indignamente é culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Portanto, examinem-se antes de comer do pão e beber do cálice, pois, se comem do pão ou bebem do cálice sem honrar o corpo de Cristo, comem e bebem julgamento contra si mesmos.” (1 Coríntios 11:26-26 NVT)