Leitura Bíblica: Filipenses 2:19-24
Versículo-chave: “Mas vocês sabem que Timóteo provou seu valor. Como um filho junto ao pai, ele tem servido ao meu lado na proclamação das boas-novas.” (Filipenses 2:22 NVT)
Frequentemente, podemos considerar desafiador seguir o exemplo de Cristo, mas será que o Senhor nos estimularia a algo impossível? Creio que não. A realidade é que hábitos pecaminosos profundamente arraigados podem se apegar à identidade cristã, e livrar-se deles pode ser tão doloroso quanto a amputação de um membro (Mateus 18:8-9).
Ainda que imitar a renúncia de Cristo não seja algo simples, é plenamente viável para o verdadeiro cristão, graças à capacitação concedida pelo Espírito Santo. Paulo ressalta a poderosa transformação operada pelo Espírito em Timóteo e Epafrodito, elogiando a postura e serviço de ambos. Esses dois servos de Cristo incorporaram as prioridades cristãs que Paulo enfatizou aos filipenses.
Timóteo era um cristão que se importava genuinamente com o bem-estar dos irmãos. Quando Paulo escreve que “todos os outros se preocupam apenas consigo mesmos” (Filipenses 2:21 NVT) ele não só aponta o egoísmo comum à maioria das pessoas, mas também destaca a diferença em Timóteo. Ele exorta os filipenses a abandonar esse estilo de vida egoísta, dizendo: “não procurem apenas os próprios interesses, mas preocupem-se também com os interesses alheios” (Filipenses 2:4 NVT), ou seja, busquem os interesses de Cristo.
É importante destacar que os interesses de Cristo não se resumem à prosperidade material, saúde física, proteção dos animais ou cuidados ambientais. Paulo deixa claro que as prioridades de Cristo Jesus estão ligadas à pregação do Evangelho, ao avanço do Reino de Deus e ao crescimento espiritual dos crentes. Devemos nos concentrar nessas coisas, em vez de permitir que nossos próprios desejos egoístas ditem nossas prioridades.
Paulo destaca também a maneira como Timóteo o serviu:
“Mas vocês sabem que Timóteo provou seu valor. Como um filho junto ao pai, ele tem servido ao meu lado na proclamação das boas-novas.” (Filipenses 2:22 NVT)
Naquele contexto, um filho servia ao pai para aprender o ofício da família, o que envolvia compromisso em adquirir habilidades e obedecer, tornando-se apto para a tarefa; foi exatamente isso que Timóteo fez enquanto acompanhava Paulo. Em sua segunda carta a Timóteo, o apóstolo o encoraja a praticar e transmitir a outros aquilo que lhe foi confiado:
“Meu filho, seja forte por meio da graça que há em Cristo Jesus. Você me ouviu ensinar verdades confirmadas por muitas testemunhas confiáveis. Agora, ensine-as a pessoas de confiança que possam transmiti-las a outros.” (2 Timóteo 2:1-2 NVT)
E quanto a você?
O que tem ocupado o primeiro lugar em sua vida: seus próprios interesses ou os interesses de Cristo? Você tem colocado em prática o que aprende? Tem passado adiante o que lhe foi ensinado?
Uma resposta
O que eu poderia acrescentar? De mim mesmo nada. Só peço que o Espírito Santo me ajude nessa tarefa, para que eu e minha família consigamos cumprir o Propósito. Glória a Deus.